Cooperativa Aurora entre as maiores empresas do Brasil



A Cooperativa Central Aurora Alimentos é a 78ª maior empresa do País de acordo com ranking anual levantado pelo jornal Valor Econômico e publicado nesta semana no anuário “Valor 1000”. A Cooperativa subiu cinco posições em relação ao ano anterior.

O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2015 e em base de dados oficiais. As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de receita líquida, origem do capital, lucro líquido, margem líquida, rentabilidade do patrimônio, lucro da atividade, lucro financeiro, lucro não-operacional, ativo total, patrimônio líquido, endividamento, liquidez corrente e crescimento sustentável, entre outros parâmetros.

No segmento de alimentos e bebidas, a Aurora ocupa a quarta posição em crescimento sustentável (variação da receita líquida sobre a variação do patrimônio ajustado). A Cooperativa é a oitava maior empresa do sul do País.

Terceiro maior conglomerado do setor de carnes do País, a Cooperativa Central Aurora Alimentos obteve, em 2015, uma receita operacional bruta da ordem de 7,7 bilhões de reais, 12% superior ao ano anterior. O resultado líquido do exercício foi de 246 milhões de reais ou 3,5% da receita global. As vendas no mercado interno responderam por 76% da receita bruta (ou 5,8 bilhões de reais) e as exportações representaram 24% do faturamento (ou 1,8 bilhão de reais).

A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta mais de 26.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, sete unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), uma unidade industrial de lácteos, oito unidades de vendas e a sede central (matriz).

As 13 cooperativas agropecuárias filiadas são: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Cotrel (Erechim/RS), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Cocari (Mandaguari/PR), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).

Fonte: CACODAROSA

Outras Notícias

Lei proíbe oferta de crédito consignado por telefone a idosos em SC

O Procon de Santa Catarina reforçou mais uma vez a importância da Lei Estadual 19.236/25, que proíbe instituições fin...

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29/12

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identificou que 99.012 trabalhadores ainda n...

Governador regulamenta novas medidas e amplia acesso ao Programa Estrada Boa Rural

O governador Jorginho Mello assinou, nesta terça-feira, 2, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcio...

Piratuba deve ter o maior orçamento de sua história em 2026: R$ 72 milhões

A arrecadação em Piratuba para o ano de 2026 deve ultrapassar os R$ 72 milhões, conforme estimativa apresentada pelo ...