Agência da Cresol de Irani leva educação financeira a grupos de idosos do município

A Cresol Desenvolvimento com sede em Concórdia (SC), realizou no dia 6 de agosto, uma atividade educativa junto aos grupos de idosos do município de Irani (SC), cidade onde a cooperativa de crédito mantém uma de suas sete agências físicas. Em parceria com a Associação de Idosos Mate Amargo, a instituição conseguiu reunir aproximadamente, 400 idosos no Espaço Multiuso do município para falar sobre Educação Financeira na terceira idade. Após a palestra, os participantes foram agraciados com um delicioso almoço, que contou com o patrocínio da cooperativa.

A ação que costumeiramente é desenvolvida junto a públicos mais jovens, que estão em fase de aprendizagem e formação do intelecto, tem surtido efeitos surpreendentes também entre as pessoas que já ultrapassaram a faixa-etária dos 60 anos.

Segundo o gerente da unidade local da Cresol, Marcelo Antoniolli, muitas dessas pessoas jamais tiveram acesso a informações detalhadas sobre a forma mais correta de se lidar com o dinheiro. “Percebemos a curiosidade estampada na feição de cada participante quando falamos sobre o tema e, notamos em seus rostos a satisfação, principalmente, ao perceberem que sairão dali, mais bem capacitados para melhor gerir os seus recursos financeiros”, analisou.

O presidente do Conselho de Administração da Cresol Desenvolvimento, Rudemar Casagrande, reforça que a Educação Financeira é um pilar importante de sustentabilidade e uma das diretrizes definidas pelos membros do Conselho como prioridade nessa gestão. “ A metodologia atende a pelo menos, dois princípios fundamentais do cooperativismo como a Educação, Formação e Informação e o Interesse pela Comunidade, o que demonstra o nosso alinhamento com a causa”, completou o dirigente.

O Diretor Superintendente da instituição, Giancarlo Resmini, enfatizou que a cooperativa já vem há algum tempo trabalhando a Educação Financeira na base da pirâmide etária, mas que a iniciativa de conscientizar o cidadão, independe da idade e do grau de instrução.
“Hoje temos uma atuação junto as escolas dos municípios onde a Cresol Desenvolvimento está inserida.

Além de absorver com mais facilidade o conteúdo, as crianças conseguem disseminar o assunto junto aos seus familiares, influenciando-os de forma positiva. Ainda assim, muitas pessoas ao longo da vida, não tiveram acesso a esse tipo de informação, sendo eventos como esse dos idosos de Irani, a oportunidade que temos para promover aprendizado na essência e praticar cidadania por meio da inclusão social”, finalizou Resmini.

Outras Notícias

Lei proíbe oferta de crédito consignado por telefone a idosos em SC

O Procon de Santa Catarina reforçou mais uma vez a importância da Lei Estadual 19.236/25, que proíbe instituições fin...

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29/12

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identificou que 99.012 trabalhadores ainda n...

Governador regulamenta novas medidas e amplia acesso ao Programa Estrada Boa Rural

O governador Jorginho Mello assinou, nesta terça-feira, 2, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcio...

Piratuba deve ter o maior orçamento de sua história em 2026: R$ 72 milhões

A arrecadação em Piratuba para o ano de 2026 deve ultrapassar os R$ 72 milhões, conforme estimativa apresentada pelo ...