Alunos da rede pública entregam mensagens a detentos em SC

Aproximadamente 500 mensagens escritas em pipas pelos alunos da rede pública de Blumenau foram entregues na manhã desta quinta-feira (01) aos apenados do Presídio Regional, no bairro Água Verde. O material é resultado do projeto "Quando falta educação, sobra violência", promovido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Blumenau para o III Encontro pela Cultura da Paz, que ocorreu em setembro deste ano naquela comarca.

A família de uma das alunas da Escola Básica Municipal Vidal Ramos, no bairro Vorstadt, que participou do projeto pediu para que a carta da menina fosse entregue a um parente detido no Presídio Regional de Blumenau. A diretora da escola, Adriana Furlani, conta que os pais se envolveram com o projeto e os alunos se empolgaram ao compartilhar os sonhos e pensar sobre um futuro melhor. "Trabalhamos com eles a importância de seguir regras e leis e fizemos um trabalho de prevenção, realmente sem esquecer que as pessoas erram e merecem uma segunda chance", destaca a diretora da escola.

No total, 1,6 mil pipas coloridas com mensagens de esperança saíram das mãos e da imaginação de alunos de turmas do 4º e 7º anos de seis escolas públicas municipais de Blumenau. Eles foram incentivados pelas psicólogas do CPMA de Blumenau a escrever mensagens aos detentos do Presídio Regional de Blumenau e da Penitenciária de Blumenau para, entre outros fatores, contribuir no processo de ressocialização dos apenados. As primeiras pipas foram entregues no Presídio Regional de Blumenau, e as demais serão levadas até a Penitenciária Industrial de Blumenau.

"Todas essas ações, que fazem com que eles reflitam sobre os crimes cometidos, são fundamentais para que cheguem a atingir a ressocialização. A atenção que está sendo dispensada a eles também já é sinal de que a sociedade está fazendo alguma coisa para buscá-los de volta", reforça o diretor do Presídio Regional de Blumenau, Dilmar Orlando.

Durante passagem pelas celas do Presídio Regional de Blumenau, a psicóloga e coordenadora da CPMA de Blumenau, Juciane Andreia Boldt Nunes, ressaltou o carinho empenhado pelos alunos na hora de escrever e desenhar as mensagens. Houve comoção, sorrisos e até lágrimas durante a leitura dos recadinhos dentro das celas.

A diretora da Escola Básica Municipal Professor Friedrich K. Kemmelmeier, de Itoupava Central, Valdirene Paim Souza, acompanhou a entrega das pipas e se surpreendeu com o trabalho feito pela CPMA. "Os alunos me perguntaram se as pipas seriam mesmo entregues e se os detentos iriam ler as mensagens. Agora vou poder contar como é aqui dentro e dizer que eles receberam as cartas em mãos", afirma, ao citar a importância do trabalho de prevenção e de formação de valores.

A CPMA possui um trabalho de ações articulado com o Poder Judiciário, o Ministério Público, os Executivos municipal e estadual e com iniciativas da sociedade civil para fomentar a cultura da paz e da não violência.

Fonte: Tribunal de Justiça
A.M

Outras Notícias

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...

Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado da UFFS

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF...