FOTO ilustrativa

Mudanças climáticas podem causar escassez de cerveja

Com o aumento das temperaturas no mundo, muitos especialistas têm alertado para os riscos que as mudanças climáticas podem trazer para o cultivo de alimentos essenciais para o consumo humano. Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, decidiram ir além e estudar seus efeitos sobre uma das bebidas mais consumidas em momentos de socialização: a cerveja. Principal matéria-prima da bebida, a cevada pode ter sua produção drasticamente afetada nos próximos anos, o que pode tornar a cerveja mais cara e mais rara nas gôndolas de supermercados e nos bares mundo afora.

A pesquisa projeta que a diminuição do fornecimento de cerveja pode provocar uma “queda dramática” no consumo da bebida alcoólica mais popular do mundo e um consequente aumento dos preços. A fabricação de cerveja consome, em média, 17% da produção global de cevada. No Brasil, a proporção é ainda maior, de 83%. Segundo o estudo, as perdas no cultivo de cevada podem ser de 3% a 17%, dependendo da gravidade dos impactos climáticos em cada região.

Queda de até 16% no consumo e preços duas vezes mais altos

O estudo envolveu pesquisadores do Reino Unido, da China, do México e dos Estados Unidos, que identificaram eventos climáticos extremos e modelaram seus impactos na produção de cevada em 34 regiões do mundo. Depois, os autores observaram o impacto das alterações no fornecimento e no preço da cerveja em cada região considerando as possíveis mudanças climáticas.

O cenário mais pessimista avaliado na pesquisa projeta uma queda de 16% no consumo de cerveja ou 29 bilhões de litros. O volume equivale a total de cerveja consumida nos Estados Unidos durante um ano. Além disso, os preços atuais poderiam dobrar. Mesmo a avaliação mais otimista dos pesquisadores estima que o consumo terá queda de 4%, e o preços, alta de 15%.

Relevância cultural

Dabo Guan, professor de economia de mudanças climáticas e coordenador da pesquisa, avalia a relevância da pesquisa em meio a constantes estudos sobre o impacto do clima em culturas básicas, como trigo, milho, soja e arroz. “Se os esforços de adaptação priorizam as necessidades, as mudanças climáticas podem enfraquecer a disponibilidade, a estabilidade e o acesso a ‘bens de luxo’ em maior grau do que os alimentos básicos”, diz ele no estudo.

O professor explica ainda que algumas pesquisas até analisam o impacto das mudanças climáticas sobre esses outros itens, como o vinho e o café, mas que a cerveja também deve ser avaliada com atenção. “Um fornecimento suficiente de cerveja pode ajudar a manter a estabilidade do entretenimento e da comunicação em uma sociedade”, afirma.

Foto: Exame/ Divulgação/Reprodução


Fonte: EXAME
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...