oaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista
Tratamento por ondas de choque: novo recurso para o alívio de dores crônicas na ortopedia
A mais nova tecnologia empregada no tratamento contra a dor causada pelas inflamações crônicas dos tendões, músculos e calcificações ósseas - o tratamento por ondas de choque - vem apresentando resultados significativos na ortopedia. Esse método terapêutico alternativo é reconhecido por apresentar importantes melhoras em pacientes com problemas músculo/esqueléticos, como tendinites, que não aliviam com os tratamentos convencionais, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas. Nesta entrevista, o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, que trouxe a técnica para Chapecó, fala sobre os benefícios do tratamento e faz um alerta sobre os cuidados com o excesso de atividades físicas no verão.
Como é realizado o tratamento por ondas de choque?
Joaquim Reichmann - O tratamento é realizado por meio de um moderno aparelho que emite ondas de choque acústicas que se propagam através do tecido até a região dolorida, proporcionando excelentes resultados e menor desconforto ao paciente. É aplicado nas doenças ortopédicas para estimular o processo de cura biológica em tendões, tecidos circunvizinhos e ossos.
Quais são os principais problemas que podem ser tratados com esse método?
Reichmann - As principais indicações são inflamações crônicas dos tendões, calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões, fascite plantar (pé) com ou sem esporão, pseudoartrose (fraturas não consolidadas) ou retardo da consolidação, calcificações periarticulares dos ombros (tendinite calcárea), epicondilite lateral e epicondilite medial umeral (cotovelo de tenista e golfista) e dores crônicas. Outras indicações incluem o uso ortopédico nos tecidos moles como a tendinose calcificante do ombro, tendinopatias e bursites (ombro), síndrome dos adutores e bursite trocanteriana (quadril), osteíte no polo da patela (joelho de saltador), aquilodínea (patologia no tendão ou no osso) e síndromes dolorosas causadas por músculos contraturados (trigger points). Entre as patologias ósseas, a indicação é para o tratamento de pseudoartrose e retardos de consolidação.
C
omo as ondas agem durante o tratamento?
Reichmann - As ondas de choque penetram no tecido lesado provocando um fenômeno chamado cavitação. Dessa forma, são rompidas microbolhas, formando microrroturas no tecido inflamado, o que determina a liberação de substâncias antiinflamatórias locais e estimula o aumento na microcirculação local. Existem vários recursos nas máquinas que, por trabalharem com diferentes intensidades da onda aplicada no local lesionado, podem tratar tanto lesões musculares como tendinosas ou ósseas. É possível controlar a intensidade da energia com que as ondas de choque atingem o local em fase de tratamento. As ondas atuam apenas em tecidos lesionados e não causam dano algum nos tecidos normais.
Quais os benefícios do tratamento?
Reichmann – Além dos bons resultados apresentados durante o tratamento, outros benefícios estão relacionados ao método não ser invasivo, não causar cicatrização e não haver necessidade de internação. A duração é de aproximadamente 15 minutos, mais preparativos. O tratamento deve ser prescrito somente por um médico, que fará uma avaliação clínica de cada caso.
Entre os problemas da ortopedia, podemos citar as lesões em academias, principalmente no verão, já que pessoas sedentárias costumam iniciar exercícios com grande intensidade sem a orientação de um profissional especializado. Quais as consequências dessa atitude?
Reichmann - Esses “atletas de temporadas” podem se machucar, pois lesões musculares como distensões, edema e dor nos músculos, dor nas articulações devido a encurtamento muscular-tendinoso e retração das cápsulas articulares são algumas das consequências desse comportamento. Nesses casos, as articulações mais atingidas são a coluna vertebral, joelhos, os ombros e cotovelos. Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial). Também poderá sofrer tendinites e rupturas tendinosas e musculares – tendão patelar e tendão de Aquiles, principalmente.
Qual é a orientação para quem quer iniciar a prática de atividades físicas?
Reichmann - As pessoas devem iniciar ou reiniciar a prática de exercícios de maneira progressiva, de acordo com sua idade, peso e condições gerais de saúde. Após os 40 anos, sempre deve ser feita uma avaliação médica prévia devido ao risco de comprometimento do sistema cardiorrespiratório. Outra recomendação é que as atividades físicas sejam praticadas pelo menos uma hora, três vezes por semana. Não é necessário mais de uma hora por sessão para manter-se em forma. Além disso, é fundamental que a pessoa esteja atenta para a alimentação. A dieta deve ser balanceada, pois precisamos nutrir ossos, músculos e tendões. A ausência de cálcio nos ossos pode provocar osteoporose, já os músculos necessitam de aminoácidos e proteínas.
Qual é a importância da orientação de um profissional para manter a saúde ortopédica?
Reichmann - A orientação segura de um profissional é de fundamental importância, pois exercícios mal-conduzidos podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e encurtados. A realização de aquecimento de 5 a 10 minutos antes do início da atividade física, junto com exercícios de alongamentos é outra orientação importante. Deve-se alongar e aquecer os principais grupos musculares dos membros inferiores, coluna vertebral e membros superiores.
Por: Marcos Bedin
MB Comunicação