
Rejeitada no passado, maçã manchada por dentro e cultivada em SC conquista fãs pela doçura
Uma variedade de maçã produzida em Santa Catarina tem conquistado novos mercados. A chamada pingo de mel é mais doce e suculenta na comparação com outros tipos. Consumidores do Sul e Sudeste do Brasil e até do Japão mostram preferência pela variação, como mostrou o RBS Notícias desta segunda-feira (31).
Na maçã pingo de mel ocorre uma anomalia que deixa a polpa com manchas amareladas, parecendo mel. Isso é o acumulo de frutose, o açúcar da fruta. Geralmente ela é da variedade fuji, e aparece nas maçãs mais maduras.
Resistência nas gôndolas
Até pouco tempo, essa maçã não tinha muita saída no mercado. Muitos achavam que o aspecto amarelado era porque a fruta estava estragada. "O pessoal que sabe pede. O que não sabe, a gente tem que trabalhar em cima, divulgar. Explicar que aquilo é uma coisa boa, que é frutose", afirmou o coordenador de vendas Jefferson Marca.
Supersafra
Neste ano em Santa Catarina foram produzidas 550 mil toneladas de maçã. Por conta da supersafra, há mais da variedade pingo de mel no mercado, mas ela representa apenas 20% de toda a produção.
"Quando você tem uma colheita mais tardia da fruta, quando você tem pomares mais vigorosos e principalmente esse ano, que tivemos frutas muito graúdas, isso favorece que ocorra esse distúrbio", explicou o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Marcelo Cruz de Liz.
Fonte: G1 SC