
Chefe da 10ª Regional de Saúde desmente boato sobre o microcefalia afetar crianças até 7 anos
Boato sobre a doença vem alarmando internautas.
Circula no Whatsapp uma informação de que o Zika Vírus estaria prejudicando o desenvolvimento neurológico de crianças até 7 anos de idade. O comunicado vem alarmando pessoas, principalmente pais que se preocupam por não ter mais informações sobre a doença. Realmente, a questão não é fácil, pois a cada dia, novas dúvidas sobre o Vírus são levantadas, como a transmissão por meio de relação sexual por exemplo, que ainda não foi comprovada cientificamente, mas já gera questionamentos.
Resposta
Para esclarecer essa dúvida conversamos com o chefe da 10ª Regional de Saúde de Cascavel Dr. Miroslau Bailack. Ele explica que o Zika Vírus afeta o desenvolvimento do cérebro, sendo que assim, não há bebê após seu nascimento ser afetado, pois o cérebro já está formado. "Circula muita coisa pelas Redes Sociais e com certeza, muitos boatos ainda vaão aparecer. O Zika só afeta a criança até ela nascer. Depois disso não há mais como afetar o cérebro da criança, por que ele já vai estar formado," ressalta.
O chefe fala sobre os efeitos do Zika Vírus em qualquer indivíduo, seja criança, jovem ou adulto. "O que pode acontecer com a infecção de Zika Vírus, em qualquer pessoa, é a infecção do Zika causar uma síndrome que se chama Síndrome de Guillain-Barré, que é uma infecção dos nervos periféricos que causa uma paralisia, principalmente começando no pé, na perna e vai subindo pelo corpo. Essa paralisia é reversível, sendo bem acompanhada e tratada." conta Dr. Miroslau.
Dever de todos
Além desse, outros boatos circulam pelas redes sociais, e como bem destacou Dr. Bailack "muitos boatos ainda vaão aparecer". O que a população pode fazer é ficar atenta a anúncios oficiais do Ministério da Saúde e claro, principalmente, combater o mosquito. Esse combate não deve ser feito apenas pelas autoridades. O problema não é só dos governos federal, estadual ou municipal, é de toda a população, afinal, sem um trabalho conjunto, o inseto não será vencido.
Fonte: RÁDIO EDUCADORA