
SC: 15 casos de dengue sendo um deles contraído em Santa Catarina
Através da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) a Saúde de Santa Catarina lançou mais um boletim epidemiológico sobre casos confirmados e descartados da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
De acordo com exame laboratorial, Santa Catarina obteve a confirmação de 15 casos laboratoriais, sendo três em Bom Jesus, um em Canoinhas, outro em Chapecó, dois em Florianópolis, um em Jaraguá do Sul, um em Joaçaba, outro em Lages, um em Navegantes, um em Palhoça, um em Pinhalzinho e outro em Xaxim. Destes, 09 contraíram a doença foram do estado, 5 estão em investigação e apenas um recebeu a picada do mosquito em solo catarinense.
Já sobre a Febre Chikungunya, nenhum caso até o momento foi confirmado, porém, vinte e seis casos suspeitos estão em investigação pela Secretaria de Saúde do Estado. Em 2015 para se ter uma ideia, foram quatro confirmações sendo que três deles foram adquiridos de forma importada e um autóctone, ou seja, a pessoa não viajou para outros estado.
Ainda sobre o Zika Vírus, 2016 inicia com cinco confirmações em Santa Catarina. O relatório aponta dois em Ipuaçu (contraído em Mato Grosso), um em Florianópolis (adquirido no Rio de Janeiro), um em Brusque (contraído no Mato Grosso) e outro em Braço do Norte (contraído em Sergipe). Em 2015 foram 9 casos identificados (Itapema, Laguna, Florianópolis, Bombinhas, Gaspar e Pomerode) sendo todos casos importados.
Vale lembrar que Santa Catarina possui 28 cidades consideradas infestadas pelo mosquito transmissor sendo elas: Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
Fonte: Rádio Piratuba FM