
Julgamento de Claudia Hoeckler será retomado nesta sexta-feira em Capinzal
Será retomado às 8h30 desta sexta-feira (29) o julgamento de Claudia Tavares Hoeckler, acusada de assassinar o marido, Valdemir Hoeckler, e ocultar o corpo em um freezer no interior de Lacerdópolis, em novembro de 2022.
O júri popular começou às 9h de quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Capinzal, mas precisou ser suspenso no final da noite após a ré passar mal e não ter condições de continuar o interrogatório. O episódio ocorreu por volta das 22h29min, poucos minutos depois de Claudia iniciar sua fala em plenário.
Durante o breve período em que se pronunciou, ela declarou que aguardava por aquele momento para apresentar sua versão dos fatos e chegou a admitir o crime ocorrido em 14 de novembro de 2022.
“Quem vai ficar com ele por 22 anos por dinheiro?”, disse a ré.
Claudia foi amparada por policiais e retirada do plenário. O Corpo de Bombeiros foi acionado e aferiu pressão arterial de 15x10, além de constatar exaustão e cansaço, já que a acusada havia saído do Presídio de Chapecó por volta das 5h da manhã. Foi recomendada avaliação médica.
Em decisão conjunta entre defesa, acusação e juíza, o júri foi suspenso e será retomado nesta sexta-feira. A reportagem da Capinzal FM apurou que a ré foi encaminhada ao Presídio Regional de Joaçaba, enquanto os jurados permaneceram em hotel na cidade, sem comunicação externa, até o reinício da sessão. As senhas de acesso ao público também serão redistribuídas.
Novas etapas do julgamento
Nesta manhã será retomado o interrogatório de Claudia, conduzido pela juíza. A acusada poderá responder a perguntas do Ministério Público, da defesa e dos jurados, preservando o direito constitucional de permanecer em silêncio.
Em seguida, terá início a fase de debates, em que Ministério Público e defesa terão 1h30min cada para apresentar suas teses, começando pela acusação. Caso haja réplica e tréplica, cada parte disporá de mais 1h.
Depois dos debates, os quesitos serão apresentados e lidos em plenário. A votação ocorre em sala reservada, de forma secreta, sendo o resultado definido por maioria simples.
Ao final, a juíza elabora e lê a sentença em plenário. Estão previstos intervalos para almoço, lanche e jantar, caso os trabalhos se prolonguem até a noite.
Rádio Capinzal