Postos itinerantes da Justiça Eleitoral receberam mais de 18 mil eleitores em 2023

Na última sexta-feira (15), o projeto "Justiça Eleitoral em movimento" encerrou seu último atendimento volante deste ano. Sob a supervisão da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o programa levou os serviços eleitorais às localidades com um número expressivo de eleitores e às cidades em que não há um cartório eleitoral, atendendo mais de 18 mil pessoas desde outubro.

Os postos itinerantes registraram uma alta procura de quem resolveu se antecipar para o próximo pleito e buscar serviços como alistamento eleitoral, coleta biométrica e transferência de domicílio.

Entre os exemplos está Santa Terezinha, que pertence à 38ª Zona Eleitoral de Itaiópolis, município a cerca de 70 km de distância. Por lá, o comparecimento durante 4 dias de atendimento volante foi 5x maior do que aquele registrado na sede do cartório entre janeiro e setembro.

O mesmo interesse foi observado em Corupá, que em 4 dias atendeu quase o triplo de eleitores em relação aos atendimentos feitos no cartório da 87ª Zona de Jaraguá do Sul, também durante janeiro e setembro.

Em Florianópolis, o bairro Ingleses recebeu uma equipe do cartório da Capital, que instalou um posto no estacionamento de um supermercado da região. Mais de mil moradores do norte da Ilha puderam regularizar a sua situação eleitoral sem precisar se deslocar até o centro da cidade.

Com as Eleições Municipais de 2024 à vista, o projeto "Justiça Eleitoral em movimento" quer adiantar parte da grande demanda que costuma ocorrer no período do fechamento de cadastro, gerando filas e sobrecarregando o trabalho. No próximo ano, os pedidos de alterações no cadastro eleitoral só podem ser feitos até o dia 8 de maio.

Outro eixo do programa tem como foco as instituições de ensino, com objetivo de estimular o alistamento de jovens eleitores entre 15 e 18 anos. Dezenas de escolas do estado já receberam ações de cidadania, momento em que os estudantes debatem sobre a importância do voto e os servidores da Justiça Eleitoral realizam demonstrações com a urna eletrônica.

O calendário do projeto será retomado no ano que vem, logo após o término do recesso forense. Uma das metas do programa é realizar, até abril, ao menos um atendimento presencial em todos os 219 municípios que não têm sede de zona eleitoral.

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...