Buscando tempo de qualidade? – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

‘TEMPO DE QUALIDADE’: 4 DICAS PARA SE DIVERTIR COM AS CRIANÇAS SEM PRECISAR DA INTERNET

Buscando tempo de qualidade? O uso intenso do celular pode acarretar diversas consequências na vida das pessoas, especialmente quando se trata de crianças. Muitos pais adotam a prática de entregar os aparelhos nas mãos dos pequenos como uma maneira de acalmar os ânimos. No entanto, é válido questionar se esse método é realmente saudável.

Em entrevista exclusiva ao portal ND+, a psicanalista Cris Pereira destaca que o excesso de tempo gasto com dispositivos móveis pode desencadear problemas psicológicos, incluindo angústia, depressão e ansiedade.

Além disso, os pais precisam estar atentos, pois a exposição constante à internet pode influenciar negativamente na autoimagem das crianças, impondo padrões de beleza inatingíveis.

Cris alerta que isso pode, em casos extremos, levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia.

Mais tempo de qualidade com as crianças
Segundo estudos da Maple Bear, uma escola canadense, é essencial que os pais sejam ativos na vida dos filhos para construir confiança e oferecer suporte emocional. Embora seja uma tarefa que demande dedicação, diálogo e afeto, é crucial.

A instituição ainda enfatiza a necessidade de os adultos desligarem seus celulares e computadores, concentrando-se em seus filhos. Essa atitude fortalece os laços familiares, aumentando a segurança e a confiança das crianças.

Afinal, como se divertir com as crianças sem as tecnologias?
A pedagoga Andreia Rodrigues destaca haver uma variedade de maneiras para entreter e estimular os sentidos das crianças, sem a necessidade de recorrer à tecnologia, conseguindo mais tempo de qualidade. Confira abaixo!

1. Jogos de raciocínio lógico: jogos de tabuleiro como damas, xadrez ou banco imobiliário estimulam o pensamento lógico das crianças, tornando-as mais estrategistas e com raciocínio rápido.

2. Jogos de circuito: brincadeiras como amarelinha ou jogo das cadeiras melhoram a coordenação motora das crianças, desenvolvendo equilíbrio e coordenação que podem ser úteis no futuro, inclusive ao obter a CNH.

3. Imitar animais: pode parecer engraçado, mas as atividades que envolvem imitar animais contribuem para o desenvolvimento da musculatura facial das crianças e podem incluir gestos como bater palmas e assoprar.

4. Contar histórias: contar histórias estabelece vínculos emocionais entre pais e filhos, além de estimular a imaginação das crianças, tornando-as mais criativas em diversas atividades, como desenho e redação. A especialista aconselha as histórias clássicas infantis e lendas locais.


Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...