Posto de saúde de Florianópolis tem horta para atender pacientes – Foto: Reprodução/Pixabay/ND

SEM SONO? CONFIRA 7 CHÁS QUE IRÃO TE FAZER DORMIR MAIS RÁPIDO

O começo da semana costuma ser bem difícil, muitos não conseguem ajustar o horário de ir para a cama, por conta do tempo livre no final de semana. Os chás têm sido reconhecidos por suas propriedades relaxantes e podem ser uma excelente opção para pegar no sono mais rapidamente.

Diversas variedades de chás, como camomila, valeriana e lavanda, possuem compostos naturais que promovem a sensação de calma e relaxamento. Ao consumir uma xícara da bebida quente antes de dormir, faz com que os ingredientes atuem no organismo, diminuindo a ansiedade e facilitando o processo de adormecer.

Além disso, o ritual de preparar e saborear um chá antes de dormir pode funcionar como um momento de relaxamento, contribuindo para uma transição mais suave entre a agitação do dia e o descanso noturno. Portanto, se você está em busca de uma alternativa natural para melhorar a qualidade do sono, considerar o uso de chás pode ser uma excelente escolha.


Para te ajudar, confira sete chás que podem te ajudar a adormecer com mais facilidade:

1. Camomila
A camomila é um dos chás mais populares para promover o sono. Ela contém um composto chamado apigenina, que possui propriedades sedativas e calmantes.

2. Valeriana
A valeriana é uma planta que pode e é usada como remédio natural para insônia. Ela ajuda a reduzir a ansiedade e induzir um sono mais profundo.

3. Folha de maracujá
A folha do maracujá possui propriedades calmantes e relaxantes. Ele pode aliviar a ansiedade e o estresse e, além disso, promover uma sensação de tranquilidade. Por conta disso, é frequentemente utilizada como um auxílio natural para melhorar o sono e tratar a insônia.

4. Hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta tem um aroma refrescante e pode ajudar a relaxar os músculos, aliviar o estresse e promover um sono tranquilo.

5. Erva-cidreira
Conhecida como melissa, a planta possui propriedades calmantes e relaxantes.

O chá ajuda a reduzir a ansiedade e aliviar o estresse. Além disso, ele também pode promover noites de sono tranquilas e melhorar a qualidade de sono.

6. Erva-de-são-joão
O chá de erva-de-são-joão tem sido usado como remédio para varias condições de saúde mental, como depressão de leve a moderada. Apesar disso, alguns estudos sugerem que a planta possa ter efeitos positivos no sono, sua eficácia específica no tratamento da insônia não é tão bem estabelecida.

Alguns dos efeitos podem indiretamente melhorar a qualidade do sono em pessoas que também sofrem de depressão ou ansiedade, como o alívio dos sintomas associados a essa condição.

Porém, sempre é importante notar que o uso da erva-de-são-joão para insônia deve ser feito com cautela e sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado. Essa é uma planta que pode interagir com outros medicamentos e, portanto, não pode ser usada sem orientação.

7. Lavanda
Embora não seja estritamente um chá, a lavanda pode ser preparada como uma infusão relaxante. Ela tem propriedades calmantes e ajuda a reduzir a ansiedade e promover um sono tranquilo.

Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...