DIA NACIONAL DO TURISMO

Dia nacional do turismo foi instituído no Brasil pela lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012, onde em seu Art. 1º define que “fica instituído o Dia Nacional do Turismo, a ser celebrado, anualmente, em todo o território brasileiro, no dia 8 de maio.”

O ato de viajar sempre foi comum entre as sociedades humanas. Seu desenvolvimento se deu por causa da necessidade de deslocamento, tanto do ponto de vista da conquista (guerras, invasões, etc.) como do lazer e da curiosidade de algumas pessoas em conhecer e, ao mesmo tempo, explorar as paisagens naturais existentes não só no seu próprio território, mas também em outras localidades. Com o decorrer do tempo, o ato de viajar foi sofrendo transformações, até chegar à concepção do que conhecemos por turismo moderno.

Thomas Cook foi considerado o pai do turismo moderno, visto que, em 1841, organizou a primeira viagem coletiva da história do turismo internacional, ao andar 15 milhas e transportar 578 pessoas, de Loughborough a Leicester, na Inglaterra, a fim de participar de um congresso contra o alcoolismo.

O turismo no Brasil corresponde a 8,1% do PIB, e há muito a expandir. Os atrativos turísticos são fundamentais para que mais turistas venham visitar o país. O turismo é uma das principais maneiras de difundir a cultura, mostrar as belezas naturais e movimentar a economia de um país.

O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local.

O Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau junto com a IGR – Instancia de Governança Regional do Alto Uruguai Catarinense vem trabalhando e muito para o Desenvolvimento do Turismo Regional Integrado de nossa região se transforme em uma matriz economia.

Créditos: Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...