CASAN ADOTA NOVO MODELO PARA EXPANDIR SANEAMENTO; FLORIANÓPOLIS VAI SER PILOTO

Ao tomar posse na presidência da Casan, Laudelino Bastos, disse na sexta-feira (24) que vai adotar um novo modelo para viabilizar investimentos na rede de saneamento.

É a chamada “locação de ativos”, mapeada para as 10 principais cidades do Estado e que deve ter um projeto-piloto na Capital catarinense envolvendo a construção de quatro estações de tratamento – no Norte, Sul e duas no Leste da Ilha de SC.

A modelagem financeira para viabilização dessas obras será entregue ao prefeito Topázio Neto (PSD) até outubro. “Florianópolis vai ser o modelo para o resto do Estado”, disse Laudelino.

A inovação prevê investimento de empresas, escolhidas por processos licitatórios, na construção e manutenção das estações. Com a obra pronta e início da operação, o parceiro privado passa a receber um aluguel estipulado em contrato.

Entre as vantagens, segundo Laudelino, está a possibilidade de construção das quatro estações de forma simultânea. “É uma velocidade diferente da empresa pública, com prazos menores para entrar em operação”, complementa.

São Paulo e Paraná estão entre os Estados que já lançaram mão desse sistema que, de acordo com Laudelino, é mais simplificada do que a PPP (Parceria Público-Privada), mas com as mesmas características jurídicas.

FONTE: ND MAIS - FABIO GADOTTI

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...