A distribuição das vacinas para as regionais de saúde terá início em 22 de fevereiro. A aplicação do imunizante na população dos grupos prioritários c

Vacina bivalente contra Covid-19 já tem data para ser aplicada em Santa Catarina; confira

As doses da vacina bivalente contra a Covid-19 começaram a chegar em Santa Catarina no início desta semana. A previsão é que o Estado receba, entre 7 e 27 de fevereiro, 671.118 doses do imunizante.

A distribuição para as regionais de saúde terá início em 22 de fevereiro e, por recomendação do Ministério da Saúde, a dose de reforço com a vacina bivalente começa a ser aplicada na população dos grupos prioritários no dia 27 de fevereiro.

A aplicação do imunizante com a vacina bivalente está recomendada para pessoas com 12 anos ou mais, de forma escalonada. O Ministério da Saúde também recomendou a aplicação de acordo com os grupos prioritários listados abaixo:

-Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em ILP (Instituições de Longa Permanência) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores; imunocomprometidos; comunidades indígenas e quilombolas;
-Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos;
-Fase 3: gestantes e puérperas (período pós-parto);
-Fase 4: trabalhadores da saúde;
-Fase 5: pessoas com deficiência permanente.

Público-alvo em Santa Catarina
No Estado, o público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A população que se encaixa nos grupos prioritários deve ficar atenta às informações divulgadas pelas secretarias de saúde de cada município sobre horários e locais de vacinação.

Para a pessoa estar apta a tomar a dose de reforço com a vacina bivalente é importante que atenda alguns requisitos, como ter mais de 12 anos, estar em um dos grupos prioritários e ter finalizado o esquema primário com a vacina monovalente contra a Covid-19, explica a gerente de imunização da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), Arieli Schiessl Fialho.

“O reforço com a vacina bivalente só vai ser aplicado naquelas pessoas que cumprirem esses pré-requisitos, lembrando que quem finalizou o esquema primário e tomou uma ou duas doses de reforço com a vacina monovalente e faz parte de um dos grupos prioritários também deve tomar o reforço com a bivalente”, afirma a gerente.

O período de intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após finalizado o esquema primário de vacinação monovalente. Esse mesmo período deve ser respeitado também para a data da aplicação da última dose de reforço do imunizante monovalente.

As vacinas Comirnaty bivalentes produzidas pela Pfizer foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 22 de novembro de 2022. Elas oferecem proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron.

A SES (Secretaria da Saúde de Santa Catarina) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação divulgado anteriormente, com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Esquema vacinal para crianças e bebês
Para as crianças de 5 a 11 anos, e que estejam vacinadas com duas doses do imunizante da Pfizer pediátrica ou Coronavac, o período para a vacinação compreende quatro meses após a aplicação da segunda dose. A vacina utilizada deve ser a Pfizer pediátrica, frasco com tampa laranja.

A Pfizer pediátrica possui um esquema primário com duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose do imunizante. Já a Coronavac tem intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

No caso de crianças com 3 e 4 anos e que foram vacinadas com a Coronavac, recomenda-se a aplicação de uma dose de reforço, preferencialmente com o imunizante Pfizer Baby (com tampa vinho), em um intervalo de quatro meses após a segunda dose do esquema primário de vacinação.

Para crianças e bebês de 6 meses a 2 anos vacinados no esquema de três doses da Pfizer Baby, não existe recomendação de aplicação da dose de reforço.

Santa Catarina recebeu, em 1º de fevereiro, uma remessa de 50 mil doses da Pfizer pediátrica para a vacinação de crianças e bebês. Também foram recebidas 42 mil doses do imunizante Pfizer Baby, que já estão sendo distribuídas para os municípios.

“Mais uma vez a gente reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 em todas as faixas etárias para evitar hospitalizações e mortes pela doença. Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde para verificar o esquema vacinal. A vacinação é uma forte aliada para evitarmos a evolução da Covid-19 para casos graves”, finaliza a gerente de imunização.

Fonte: ND MAIS

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...