Município de Seara confirma três casos de meningite viral em crianças

A Secretaria de Saúde de Seara confirmou nas últimas horas, que foram registrados pelo menos três casos de meningite viral em crianças do município. Duas delas estão internadas em quarto normal no Hospital São Francisco de Concórdia.

Um caso suspeito foi descartado e há ainda outro caso suspeito aguardando exames. Dos casos confirmados dois são de crianças que frequentam a Escola Núcleo São Rafael.

Conforme a Fiscal de Vigilância Sanitária do município de Seara, Cíntia Schwartz, os casos não são graves. Mesmo assim foi realizada uma recomendação para que a escola não realize o evento de encerramento do ano, já que as atividades escolares estão sendo finalizadas.

“Por medida de precaução, a gente recomendou para a escola evitar aglomerações e eventos de grande porte, com o intuito de bloquear o surto. A gente pensa primeiramente na saúde das crianças e dos demais, até porque não sabemos se há mais pessoas com o vírus incubado”.

Sintomas

A meningite viral é uma inflamação das camadas dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Geralmente começa com sintomas de infecção viral, como febre, sensação de mal-estar, vômitos, dor de cabeça e dores musculares além da rigidez da nuca. O contágio se dá por gotículas de secreção.

Cíntia Schwartz informa que foram repassadas recomendações as demais escolas e creches sobre a situação. “Referente a questão dos cuidados, pedimos para as diretoras encaminharem um alerta, para as famílias ficarem atentas aos possíveis sintomas, porque eles podem se confundir com dengue, Covid ou uma virose. A meningite causa vômito, diarreia, náusea, perda de apetite e febre, mas as pessoas devem se atentar principalmente à rigidez da nuca, que é um sintoma característico. Caso percebam algo, devem procurar atendimento médico”.

Encerramento das atividades escolares

A Secretária de Educação de Seara, Fabiana Mariani, destaca que os casos estão sendo acompanhados. Ela explicou que as atividades na EN São Rafael seguem até esta sexta-feira, 16, quando o ano letivo será concluído, mas não haverá o evento de encerramento para evitar aglomeração. “As atividades de encerramento serão desenvolvidas na escola apenas com os alunos, nesta quinta e sexta-feira”. A secretária acredita ainda que a contaminação inicial não tenha ocorrido no ambiente escolar.

Belos FM

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...