Sicoob dá dicas para aproveitar o mês das promoções com consciência financeira

Há anos que a última sexta-feira de novembro representa um crescimento no consumo. Muitas pessoas, inclusive, já aguardam essa data, que este ano acontece no dia 25, para aproveitar as promoções. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, esse também é o momento ideal para dar dicas e orientações financeiras importantes que vão auxiliar a população na hora das compras.

Segundo Eduardo, o principal pilar para um consumo consciente nesta época do ano é o planejamento. Por isso, ele ressalta a importância de não comprar produtos só pelos descontos, sem que haja uma real necessidade.

A segunda dica é realizar a pesquisa de preço. “Se você estiver na busca por um produto específico, compare os valores em todas as lojas antes de efetuar a compra. Hoje existem ferramentas que fazem esse trâmite de forma rápida e muito eficaz”, comenta o educador. “Comece a analisar o preço pelo histórico, pelo menos três meses antes da promoção. Você vai ver se está compensando ou não”, destaca.

Na sequência, ficar atento aos golpes também é muito importante. Afinal, nesta época do ano sites fakes surgem oferecendo produtos com valores atraentes, mas fora da realidade. “Se você precisa de um produto e em determinado site o valor estiver muito abaixo de outros comércios, desconfie. Também há ferramentas, principalmente os sites de reclamações, em que é possível verificar a idoneidade do portal que está apresentando aquela oferta”, diz Eduardo.

Estabelecer metas de gastos é uma das dicas mais importantes. “Se dentro do seu orçamento você pode arcar com determinado valor de parcela sem gerar um problema financeiro, aproveite. Caso contrário, você poderá entrar em uma dívida, visto que no mês seguinte terá novos gastos com as festas natalinas e, no início do ano, com IPTU, IPVA e outros”, explica o educador financeiro.

Aproveitar as ofertas do dia 25 de novembro para adiantar alguns presentes natalinos também é uma ótima opção. “Do dia da compra até o Natal, é menos de um mês. Portanto, aproveite essa data para adiantar alguns itens, se estiver dentro do seu orçamento e necessidade”, completa Eduardo.

A última orientação é ficar de olho no valor do frete, pois nem sempre a compra pela internet sai mais barato do que a loja física. “Com isso, voltamos ao primeiro item: a pesquisa de preço. Às vezes, quando for somar tudo, o produto pode sair mais em conta na loja física”, acrescenta Eduardo.

Clínicas Financeiras Virtuais
Se mesmo com as dicas você ainda sentir necessidade de obter orientações financeiras, o Sicoob indica o Clínicas Financeiras Virtuais, serviço gratuito, simples e rápido, em que qualquer pessoa pode obter orientações com especialistas do Sicoob para organizar suas finanças. Para participar, basta acessar o site (https://clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br), fazer o cadastro e agendar uma conversa.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...