Cobertura vacinal contra o HPV em SC é maior nas meninas do que nos meninos, segundo Ministério da Saúde

Em Santa Catarina a cobertura vacinal contra o HPV, vírus sexualmente transmissível que pode causar alguns tipos de câncer, é maior nas meninas do que nos meninos.

A informação é do Ministério da Saúde, que na última quarta, dia 5, lançou um painel para consultas sobre a vacinação contra o vírus em todo o país.

De acordo com o painel, a cobertura vacinal no estado, neste ano, tanto em meninos quanto em meninas entre 9 e 14 anos, ainda está abaixo da meta, de 80%.

Nas meninas, a cobertura está em 79,7% com a 1ª dose e em 63,5% com a 2ª. Nos meninos, os números são menores, com cobertura de 63,6% com a 1ª dose e 45,9% com a 2ª.

Os dados serão atualizados semanalmente, no site www.dive.sc.gov.br. Também é possível consultar a cobertura de anos anteriores, separada por faixa etária e por município, além de comparar com os demais estados brasileiros.

A vacina contra o HPV começou a ser oferecida pelo SUS em 2014. Atualmente, é indicada para meninos e meninas, no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre ambas.

A ampliação da oferta para meninos aconteceu em setembro.

Também podem receber a vacina gratuitamente, pelo SUS, as pessoas com condições clínicas especiais, com idade entre 9 e 45 anos.

É o caso de pacientes com AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Para eles, o esquema é de três doses, independentemente da idade.
A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a infecção pela vírus. Ela atua contra os tipos de HPV mais frequentes, responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis e pelo aparecimento de verrugas genitais.

Além da vacinação, é importante usar preservativo nas relações sexuais. No caso da prevenção ao câncer de colo do útero, é imprescindível também a realização do exame ginecológico preventivo, o papanicolau.

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...