Laboratório de SC é certificado para realizar exames de diagnóstico da varíola dos macacos

O Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, recebeu a certificação do Ministério da Saúde para realizar exames de diagnóstico de varíola dos macacos. Com o certificado, o tempo para liberação dos resultados reduziu de 10 dias para 48 horas, com muito mais agilidade na adoção de medidas de prevenção, como o isolamento de casos confirmados e a busca ativa de contatos.

O diagnóstico da varíola dos macacos é feito exclusivamente pela mesma técnica usada para o da Covid-19, com uma metodologia que segue protocolos específicos e usa insumos e reagentes aprovados pela Anvisa.

A partir da identificação de um caso suspeito, é seguido um fluxo específico para coleta e processamento das amostras. A unidade de saúde que realizou o atendimento faz a coleta de material para exame diagnóstico da varíola dos macacos, utilizando kits de coleta. O material deve ser encaminhado ao Lacen, para exame de identificação da doença.

Por meio das aquisições emergenciais promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde já foram entregues insumos para a realização de cerca de 10 mil exames pelo Lacen. Além disso, o estado recebeu do Ministério da Saúde kits para diagnóstico laboratorial, produzidos pela Fiocruz/Biomanguinhos, suficientes para realizar 1.056 exames.

Até esta segunda, dia 26, foram notificados 1.219 casos suspeitos da doença em Santa Catarina. Do total, 261 foram confirmados, 16 classificados como casos prováveis, 719 descartados, e 223 permanecem em investigação.

Os principais sinais e sintomas de varíola dos macacos incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, inchaço dos linfonodos inchados ou ínguas, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. Quem apresentar alguns desses sintomas, deve procurar atendimento, realizar coleta e tratamento, além de adotar medidas de isolamento enquanto permanecer com as lesões de pele.

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...