Todas as pessoas que morreram por causa da doença no Estado tinham comorbidades, segundo a SES

Mais de 70% das vítimas de dengue em SC são idosos

Os idosos foram as principais vítimas fatais da dengue neste ano, em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), entre as 66 pessoas que morreram por causa da doença no Estado, 48 delas - número que corresponde a 72,7% - tinham 60 anos ou mais.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 12 pessoas (18,2%) tinham entre 60 e 69 anos; 14 (21,2%) tinham entre 70 e 79 anos, 17 (25,8%) entre 80 e 89 anos e cinco pessoas (7,6%) tinham 90 anos ou mais. Além das idades das vítimas idosas, o levantamento da Secretaria de Saúde apontou que a maioria das mortes ocorreu em homens. Entre os 66, 31 idosos (64,6%) faleceram por causa da dengue.

Em Santa Catarina, todas as pessoas que morreram por causa da dengue tinham comorbidades, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Por causa do cenário preocupante para idosos, uma nota de alerta foi emitida para os municípios para que a suspeita e a notificação do caso de dengue seja comunicada durante o primeiro atendimento do paciente.

Segundo a nota de alerta do Estado, é necessário que as Secretarias Municipais de Saúde estabeleçam os fluxos, como coletar exames e fazer o atendimento dos casos suspeitos, inclusive com a criação de espaços exclusivos para o atendimento desses casos.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na última quarta-feira (15), até o último dia 14 de junho, 63.194 casos da doença foram confirmados, 47.166 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados e 65 cidades catarinenses atingiram o nível de epidemia, ou seja, quando a taxa de incidência é maior do que 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

NSC TOTAL

Outras Notícias

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...

Piratuba chega a 16 confirmações por dengue neste ano

A DIVE liberou mais três resultados positivos, elevando para 16 o total de casos de dengue confirmados em Piratuba ne...

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municíp...

Sobe para 13 o número de casos de dengue em Piratuba

Subiu para 13 o total de casos confirmados de dengue em Piratuba. O novo resultado positivo foi acrescentado pela DIV...