Santa Catarina registra segundo caso suspeito de Monkeypox

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), informa que recebeu a notificação de um segundo caso suspeito de Monkeypox.

Trata-se de um homem de 28 anos, residente em Blumenau, que iniciou os sintomas em 30 de maio, com lesões de pele em diferentes áreas do corpo, febre e adenomegalia (aumento de gânglios linfáticos). O paciente vem apresentando melhora geral do quadro de saúde, mas deverá manter-se em isolamento domiciliar até o completo desaparecimento das lesões, conforme descrito no protocolo do Ministério da Saúde.

O caso foi notificado no dia 5 de junho ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina (CIEVS/SC) pela Secretaria de Saúde de Blumenau, e segue em monitoramento pela vigilância epidemiológica local.

Amostras clínicas foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) para realização de diagnóstico diferencial para outras doenças, além da realização de diagnóstico laboratorial para varicela (catapora) e Monkeypox, que deverá ser realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Primeiro caso suspeito

O primeiro caso suspeito de Monkeypox continua com a investigação em andamento. Trata-se de uma mulher de 27 anos, residente em Dionísio Cerqueira que iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de lesões de pele por todo o corpo, acompanhadas de disfagia (dificuldade de engolir alimentos e líquidos), dores musculares, diminuição da força física, febre e aumento dos gânglios linfáticos. No momento, a paciente aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças que estão sendo realizadas pelo IAL/ SP, e segue sendo monitorada pela vigilância municipal.

As investigações estão sendo realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) com apoio do Ministério da Saúde.

Até o momento, ambos os casos permanecem como casos suspeitos, não havendo confirmação de nenhum caso de Monkeypox em Santa Catarina.

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...