Sede das Olimpíadas, a capital Tóquio já está em emergência desde o começo do mês. Medida será estendida para Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama — uma d

Japão bate recorde de casos de Covid pelo 2º dia e amplia estado de emergência a mais 4 regiões

Rua de lojas em Tóquio, no Japão, nesta sexta-feira (30) — Foto: Kantaro Komiya/AP Photo

O Japão bateu recorde de casos de Covid-19 pelo segundo dia seguido nesta sexta-feira (30) e decidiu colocar mais quatro regiões do país em estado de emergência devido à piora da pandemia no país.

A capital Tóquio, sede das Olimpíadas e também vem registrando recordes de infectados nos últimos dias, já estava nesse patamar emergencial desde o começo de julho.

A medida terá efeito a partir de segunda-feira (2) até 31 de agosto em Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama — esta última, uma das subsedes do futebol nestes Jogos Olímpicos.

O estado de emergência japonês é bem mais brando do que as medidas de confinamento adotadas em outros países: apenas restringe o funcionamento de bares e restaurantes, proíbe a venda de bebidas alcoólicas e recomenda o trabalho remoto.

Números da pandemia no Japão
O Japão registrou 10.684 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Até então, o país nunca tinha confirmado mais de 10 mil infectados em um único dia.

Apesar da alta no contágio, o país tem conseguido evitar uma explosão no número de mortes, como foi visto em outros países. O país confirmou 14 óbitos nesta sexta, bem abaixo do recorde de 248 vítimas da Covid-19 registrado em 1º de janeiro.

Mas a vacinação ainda caminha a passos lentos. Pouco mais de 38% da população recebeu ao menos uma dose até o momento, e só 27% está completamente imunizada.

A porcentagem está acima da média mundial (27% e 14%, respectivamente), mas muito abaixo de países como Uruguai (73% e 62%), Reino Unido (68% e 55%) e Israel (66% e 62%).

Coronavírus nas Olimpíadas

Balanço divulgado nesta sexta pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) mostra que houve 198 casos de coronavírus em pessoas relacionadas às Olimpíadas de Tóquio, incluindo 25 atletas ou técnicos.

Todas as pessoas envolvidas no evento são testadas cotidianamente, e a taxa de positividade — ou seja, percentual de testes positivos em relação ao número de testes feitos — segue inferior a 0,1%.

Na quinta-feira (29), o time de atletismo da Austrália entrou em quarentena após alguns atletas terem contato com Sam Kendricks, saltador dos EUA que pegou com Covid-19 e foi excluído da competição.

G1
A.M

Outras Notícias

MÉDICO QUE BEBEU MEIO LITRO DE TINTA ACHANDO QUE ERA IOGURTE MORRE AOS 91 ANOS

Morreu no último dia 5 de novembro o médico que ficou famoso após tomar meio litro de tinta pensando que era iogurte....

ISRAEL X HAMAS: IMAGENS EXPLICAM INÍCIO DO CONFRONTO PONTO A PONTO

O confronto entre Israel e o Hamas, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (10), provocou a morte de mais de 1,5 ...

BRASILEIRO FORAGIDO NOS EUA É CAPTURADO

Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado a prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nes...

CARGA DE 5 MILHÕES DE ABELHAS CAI DE CAMINHÃO E MOBILIZA FORÇA-TAREFA DE APICULTORES

Uma carga com 5 milhões de abelhas caiu de um caminhão em Ontário, nos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). O acid...