Vestibulanda de Medicina do RS aguarda resultado do SiSU após gabaritar prova de matemática no Enem

Natural de Erechim, Laura Sita, 21, se inscreveu para concorrer a uma vaga na UFCSPA ou na UFSC

A rotina de um estudante que deseja ingressar na Medicina costuma ser bastante repetitiva. Por ser o curso mais concorrido, costuma exigir bastante tempo de estudo e repetições de provas até que se alcance a aprovação. Com a jovem gaúcha de Erechim, Laura Sita, de 21 anos, não tem sido diferente. Ela tenta o ingresso em uma universidade federal desde 2017, quando finalizou o Ensino Médio.

No último Enem, relativo ao ano de 2020 e realizado em 2021 por conta da covid-19, mesmo com todas as adaptações e dificuldades provocadas pela pandemia, Laura conquistou seu melhor desempenho até então e, agora, aguarda pela lista de aprovações de UFCSPA, do Rio Grande do Sul e UFSC, de Santa Catarina, suas duas opções selecionadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). A estudante conquistou nota máxima na prova de Matemática ao acertar todas as 45 questões, alcançou 940 na redação e obteve média geral de 815, resultados que permitem a ela sonhar com a vaga.

“A hora em que conferi o gabarito de Matemática, não acreditei. Até então, só tinha conseguido acertar todas em simulado, mas é diferente. Minha preparação foi basicamente resolver prova antiga e ir atrás das questões que não acertava para entender os meus erros e identificar as lacunas do aprendizado. Por isso, sabia que iria bem, mas não esperava pela nota máxima”, explica Laura.

O ano de 2020 foi de estudos em casa, por conta da pandemia, com o auxílio das aulas do pré-vestibular Fleming Medicina, especializado em aprovações no curso mais concorrido do país. Para Magali Pagnoncelli, coordenadora da sede de Passo Fundo, sede onde Laura foi aluna, a trajetória da estudante reforça o quanto a persistência e o foco são importantes para os jovens que pretendem entrar no curso.

“Um bom planejamento de estudos, com acompanhamento dos resultados, seja pelos simulados semanais ou simulados mensais faz toda a diferença para se conseguir a aprovação em Medicina. Ver o excelente desempenho da Laura após um ano de preparação delicado, à distância, é um estímulo para professores e alunos”, avalia Magali.

À espera do listão de aprovados, a estudante se diz bem ansiosa e nervosa, mas animada para encerrar o ciclo de preparação justo em um momento no qual a área da saúde está em evidência no mundo todo.

“Muitos profissionais estão desgastados, mas precisamos manter a esperança. Ao mesmo tempo em que é um momento cansativo, é uma profissão de impacto em que os profissionais fazem a sua parte na prática, dedicando-se ao máximo em salvar vidas, o que compensa o esforço”, salienta a jovem.

Inicialmente, antes de iniciar o curso, Laura pensa em atuar na Psiquiatria, mas iniciará sua trajetória com a mente aberta para outras possibilidades.


Rádio Planalto

Outras Notícias

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...

Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado da UFFS

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF...