NAS TERMAS PIRATUBA, SANTUR ANUNCIA 1,5 MILHÃO EM INVESTIMENTOS PARA FORTALECER O TURISMO TERMAL

Em evento realizado no Balneário Termas Piratuba, nesta quarta-feira, dia 21, o presidente da SANTUR, Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Leandro Mané Ferrari, anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão. Este valor vai servir para o fortalecimento do turismo no Estado nos municípios que possuem complexos termais.

“Trata-se de um projeto fundamental, para quem atua nesse segmento e que agora estamos realizando. Com as ações previstas será possível qualificar os produtos e serviços turísticos ofertados, disponibilizando aos usuários informações sobre as propriedades terapêuticas de cada tipo de água, um atrativo que tem grande procura por estar relacionado ao bem-estar”. Explica Ferrari.
A iniciativa da SANTUR vai contemplar seis complexos hidrominerais localizados de várias regiões turísticas do Estado, onde estarão envolvidos na ação 18 municípios catarinenses.
Com base nos estudos, será desenvolvida uma certificação que evidencie as características e propriedades de cada tipo de água e seus benefícios à saúde. As propriedades terapêuticas creditadas às águas termais vão do tratamento anti-estresse até o combate de doenças crônicas. Entre os dados a serem levantados estão o número de leitos de hospedagem, lojas, imobiliárias, atrativos, entre outros.

O Balneário Termas Piratuba, foi o local escolhido para a apresentação do projeto devido as sugestões terem saído de um ofício encaminhado pelo diretor Jair Gomes, ainda no mês setembro, solicitado pela assessora Bianca Vieira, que havia participado de uma reunião em Piratuba ainda em 2019, onde ouviu as sugestões. Segundo o diretor o pleito não são novidades e vêm se arrastando há vários anos. “São basicamente: um estudo científico das propriedades da água termal para fins da saúde, um diagnóstico da infraestrutura do turismo e um selo que identifique quais os locais que possuem água termal, para não serem confundidas com águas aquecidas. Esperamos que definitivamente as coisas saiam do papel mesmo, e ficamos na expectativa que desta vez nós sejamos ouvidos”. Comenta Gomes.

Participaram da reunião alguns hoteleiros de Piratuba, acompanhados do presidente da Associação de Hotéis de Piratuba, Valter Schaffer, o Secretário de Administração que responde também pela Secretaria de Turismo, Giovani Meneghel e o Prefeito em exercício Evando Azeredo, que aproveitou a oportunidade para solicitar o auxílio do Governo do Estado para a conclusão do asfaltamento da rodovia Municipal de acesso ao Rio Grande do Sul, pavimentada pelo município, mas que ainda falta aproximadamente 4 km para a conclusão. Segundo o Secretário de Estado de Infraestrutura Thiago Augusto Vieira o projeto será analisado e possivelmente terá a parceria do Governo para a conclusão.

Participaram da comitiva do Estado Valéria Vieira Lazzaris, Secretária Adjunta da SIE, o coordenador Regional da SIE Luiz Felipe Gemelli e Yuri Piccoli Hentz, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Vale dos Imigrantes.

Assessoria de Comunicação da SANTUR

Alison Martins

Fotos

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...