Imagem: WH3

Vice-Governadora condena suspensões de parlamentares do PSL-SC

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reineher, divulgou nota em rede social, repudiando o afastamento de quatro parlamentares do PSL de Santa Catarina. Os deputados estaduais também são dirigentes da sigla.

Na pequena nota, Reineher diz que "No estado democrático de Direito, é permitida a discordância de ideias, posições e bandeiras políticas" e visualiza na situação, interesses não republicanos: "Mas o que estamos vendo claramente são interesses pessoais talvez não muito republicanos se sobrepondo aos interesses do partido como agremiação política", pontua a segunda pessoa mais poderosa do estado.

Daniela pede que, as denúncias que fazem parte da CPI dos respiradores sejam de fato esclarecidas e que não concorda com a atitude tomada pelo seu futuro ex-partido. A política deve migrar com outros membros da chamada "ala bolsonarista" para o Aliança pelo Brasil, sigla em processo de criação pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entenda o caso

O PSL julgou nesta semana, em sessão virtual, quatro parlamentares: Ana Campagnolo, Felipe Estevão, Jessé Lopes e Sargento Lima. Todos eles receberam suspensões e a perda, por sete meses, dos cargos representativos na ALESC. A decisão acerta em cheio o deputado Sargento Lima, que preside a CPI dos Respiradores, que investiga o governo Carlos Moisés, também do PSL.

A reportagem contactou o presidente do partido em SC, deputado federal Fábio Schiochet, mas até o momento o parlamentar não respondeu a mensagem enviada.

Confira a nota

"Foi com um misto de espanto, preocupação e decepção que recebi a notícia de que dirigentes do PSL catarinense decidiram suspender quatro deputados estaduais de seus direitos partidários.

À primeira vista, tal encaminhamento soa arbitrário e temerário. No estado democrático de Direito, é permitida a discordância de ideias, posições e bandeiras políticas.

Em alto nível, aliás, tais práticas são salutares. Mas o que estamos vendo claramente são interesses pessoais talvez não muito republicanos se sobrepondo aos interesses do partido como agremiação política.

Os deputados suspensos têm tomado posições que algumas vezes não convergem com as decisões do governo do Estado. Eles estão no pleno exercício de suas funções e, no meu entendimento, jamais poderiam receber tal punição.

Ainda mais se considerarmos o delicado momento político estadual, sobretudo as dúvidas que trazem instabilidade para Santa Catarina e que precisam ser apuradas com urgência, e, o fato, estarrecedor, de que dois deputados enquadrados pelo partido fazem parte da CPI dos Respiradores na Alesc.

Não posso concordar jamais com este absurdo, que merece meu mais veemente repúdio."

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...