Piratuba é a cidade catarinense com maior densidade no acesso à internet banda larga pelo segundo mês consecutivo

Os dados liberados pela ANATEL referentes ao mês de fevereiro de 2020 consolidam Piratuba como a cidade mais conectada de SC, se comparado a densidade de acesso à cada 100 habitantes. É o segundo mês consecutivo que a cidade fica na liderança, entre os 295 municípios do estado.

Piratuba encerrou o segundo mês do ano com 153.53 acessos a cada 100 habitantes, acima dos 130.79 de Florianópolis que está na segunda posição. A imensa maioria dos acessos, segundo o panorama da agência estatal, vem de provedores regionais, sendo a tecnologia de Fibra a responsável por mais de 70 por cento no número de conexões.

Telefonia fixa em queda

Se a conexão via internet banda larga só aumenta, não é isso que a telefonia fixa vem apresentando nos últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações. O segmento de telecomunicações, que chegou a apresentar 881 acessos em 2013 (melhor série histórica desde 2007), tem hoje 494 acessos, uma queda lenta e dolorosa mês após mês.

A redução nesta modalidade de comunicação mostra que, as pessoas estão buscando conexões de alta velocidade ou conexões com mais qualidade, em detrimento de um telefone fixo. Com o advento dos celulares e a facilidade de conversar em qualquer lugar, carregar um smartphone por aí se tornou rotina que há alguns anos atrás parecia inimaginável.

TIM abocanha mercado de telefonia móvel

As antigas antenas da Telesc Celular foram herdadas pela TIM e isso mostra o domínio da italiana no mercado de telefonia móvel em Piratuba. No segundo mês deste ano, 3.410 acessos via telefonia móvel foram registrados pela Anatel na cidade. Este é outro segmento que tem queda, comparando ao começo de 2019, onde em janeiro do ano passado, eram 4.059 acessos telefônicos móveis.

A redução no acesso móvel é um movimento natural, já que, as operadoras realizam uma limpeza em suas bases, de linhas móveis que já não recebem créditos há muito tempo, além dos cancelamentos realizados pelos clientes. Apesar disto, os planos controle e pós-pagos crescem de forma tímida, porém as pré-pagas ainda dominam a preferência do público.

Na participação de mercado, a TIM responde por 76.6% do total de linhas móveis, seguido pela Claro com 16.6%, com a Oi ficando em terceira com 3.6% e a Vivo na quarta opção, com 3.2%.

Os dados completos podem ser consultados no site da Anatel.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Homem fica ferido após sofrer queda de altura em Zortéa

Um homem de 25 anos, identificado pelas iniciais LBS, ficou ferido após cair de uma altura de aproximadamente 2 metro...

UFFS ofertará curso de Educação Especial Inclusiva

A Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS conquistou a aprovação do projeto de um curso de Educação Especial Inc...

Escola de Maximiliano de Almeida recebe biodigestor

A Escola Estadual de Ensino Fundamental João XXIII, de Maximiliano de Almeida, RS, recebeu na quinta-feira, dia 11, u...

Engenheiro responsabiliza software utilizado por falha no cálculo em projeto da Rua Coberta

O engenheiro Emerson Ferrari, responsável pela elaboração do projeto da Rua Coberta, prestou esclarecimentos na câmar...