UFSC terá diploma digital em 2020 — Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina terá diploma digital a partir de 2020
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passará a fornecer diplomas digitais a partir de 2020. O Ministério da Educação (MEC) anunciou no dia 10 de dezembro uma nova portaria que regulamenta a emissão desta maneira. As instituições de ensino superior terão até dezembro 2021 para se adequar.
O projeto-piloto, realizado na UFSC, reduz o tempo de emissão do diploma, que precisa ser autenticado e assinado pelo MEC em 15 dias. Normalmente, o prazo estipulado para emissão do documento é de 90 dias. Além disso, o custo também é menor.
“O preço de emissão de um diploma digital físico é de R$ 390,26. A versão digital custará pouco mais de R$ 85. O principal ganho é que vamos desmaterializar o papel e criar uma versão eletrônica, que estará disponível em qualquer celular”, explica Jean Martina, supervisor do projeto-piloto na UFSC.
A versão digital dos diplomas também irá garantir maior velocidade na validação das informações, já que elas poderão ser consultadas por aplicativos de celular ou na internet.
Alunos que já concluíram o ensino superior poderão solicitar uma versão digital do diploma, mas estão sujeitos às regras de emissão de 2ª via, com pagamento de taxas.
G1