Padre Theodor Amstad é nomeado patrono do cooperativismo brasileiro

O Plenário Federal aprovou o projeto de lei que concede o título de patrono do cooperativismo brasileiro para o padre suíço Theodor Amstad (1851-1938). Amstad fundou a primeira cooperativa da América Latina, em 1902, a atual Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul). O projeto, que é de autoria do deputado-federal Giovani Cherini (PL/RS), e teve como relator o senador Lasier Martins (Podemos/RS), segue para a sanção do Presidente da República.
Desde sua chegada ao Brasil, em 1885, o padre jesuíta prestou assistência econômica, social e cultural aos colonos agrícolas de origem germânica na então província do Rio Grande do Sul. "Padre Theodor Amstad foi um visionário para com o Cooperativismo de Crédito no Brasil. Graças a inspiração e aos ensinamentos deixados por ele, cerca de 10 milhões de brasileiros são associados a cooperativas e conseguem prosperar de maneira colaborativa e contribuir também para o crescimento das regiões onde vivem e atuam", afirma o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock.

Só no Sicredi, instituição financeira cooperativa, são mais de 4 milhões de associados que residem em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. "É um orgulho muito grande termos o precursor do Cooperativismo no Brasil nomeado patrono do segmento pelo Senado. Sem dúvida, uma honraria merecida, que nos deixa muito felizes e nos motiva a continuar prosperando, de maneira colaborativo, nos moldes do Cooperativismo de Crédito", declara Dasenbrock.

Além dos quase 10 milhões de associados ao cooperativismo de crédito no Brasil, o segmento proporciona também acesso à serviços financeiros em regiões onde não há instituições financeiras tradicionais presentes, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento local das comunidades onde o Cooperativismo de Crédito está inserido.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Lucas Henriques
CDN Sul

Outras Notícias

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8...

Prevenção Contra Golpes: Dicas Especiais dos Gerentes da Sicredi UniEstados

Com o aumento dos golpes por meio de ligações, mensagens e aplicativos como o WhatsApp, estar informado é essencial p...

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Os mais de 2,1 milhões de candidatos que fizerem as provas do Concurso Público Nacional Unificado em 18 de agosto rec...

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...