Dados da Tributação revelam que 65% dos contribuintes estão em dia com o IPTU em Piratuba

Uma avaliação, feita pelo departamento de cadastro e tributação da Secretaria de Administração e Finanças de Piratuba, constatou, que os impostos arrecadados até esta primeira quinzena de maio, com o pagamento de impostos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, somam mais de R$ 700 mil reais. O dado representa a soma de tributos como o FUNREBOM, IPTU, Taxa da Coleta de Lixo, e Taxa de Iluminação Pública.

A projeção revela que 65% dos contribuintes, estão em dia com o fisco municipal. Isso porque segundo o setor, dos 3059 imóveis ativos, a maioria, tiveram o IPTU, pago em conta única, ou o pagamento da primeira parcela, realizado dentro do prazo.

Uma das razões, segundo técnica em tributos, Clarice Lopes Santana, que é responsável pelo setor de Cadastros e Tributos da Prefeitura de Piratuba, pode estar relacionado com o desconto de 10% para pagamentos em conta única até o dia 10 de maio.

A receita municipal do setor também recebeu incremento dos valores da primeira parcela, para quem optou pelo pagamento em duas cotas. A expectativa agora é a entrada de cerca de R$ 370 mil reais, relacionados aos valores em aberto, já que grande parte do montante pode vir com a segunda parcela do IPTU, que vence em 30 de agosto.

Já para quem perdeu o prazo, o boleto continua disponível no site da prefeitura no endereço: https://www.piratuba.sc.gov.br. No ambiente on line, um banner direciona o contribuinte à plataforma de impressão do documento, que pode ser feito com o número do CPF para pessoa física ou CNPJ em caso de pessoa jurídica. Há a opção também na aba “guias diversas no canto inferior direito. O carnê também pode ser solicitado no setor de tributação da prefeitura.
Os pagamentos podem ser efetuados nas agências do Banco do Brasil, Lotéricas ou Sicoob. A multa pelo atraso é de 1%, além de juros de 2% ao mês.

Segundo a Secretaria Administração e Finanças, todo o dinheiro arrecadado com o imposto, é revertido em serviços ao contribuinte e melhorias como obras de infraestrutura, educação, saúde, segurança e outros importantes investimentos.

Ernoy Mattiello

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...