Saúde alerta famílias beneficiárias do Bolsa Família, para realização de pesagem de crianças

Realizada duas vezes por ano, a pesagem no Bolsa Família é uma ação que serve para conferir como anda a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. A ação é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e consequentemente, se há famílias fazendo mau uso do valor recebido mensalmente.

Em Piratuba, 55 famílias beneficiárias do Bolsa Família, devem ser submetidas à avaliação ainda neste mês. Segundo a nutricionista Natalia Scapini, crianças de até sete anos, mulheres de 14 a 44 anos de idade e grávidas devem passar pela avaliação.

Para agilizar o atendimento, o serviço deve se concentrar na semana que vai de 20 a 24 de maio. O atendimento no período da manhã vai das 07:30 às 11:30 horas e a tarde das 13:00 às 17:00 horas.

Não há necessidade de agendamento, mas para que o atendimento seja concluído com eficiência, a família deve comparecer à Unidade Básica de Saúde – UBS de Piratuba, com documentos como: Certidão de nascimento (menores de idade), RG (maiores de idade), Carteira de vacinação e o Cartão do Bolsa Família.

Além da verificação do peso, se necessário o setor também deve orientar a atualização da carteira de vacinação, caso alguma dose obrigatória de vacina tenha sido deixada de ser ministrada.

Ainda de acordo com a nutricionista Natalia Scapini, a saúde das crianças e das mulheres inscritas no programa, determina o quanto benefício auxilia na qualidade de vida da família, sendo um dos requisitos para a permanência dos cadastrados como recebedor do benefício.

Por essa razão, quem não participa da pesagem pode ter a família excluída do Bolsa Família e deixa de receber o benefício por tempo indeterminado.

Ernoy Mattiello

Outras Notícias

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...

Município de Ipira repassa 30 mil reais para a Associação Ipirense de Karatê

O município de Ipira e a Associação Ipirense de Karatê celebraram, no dia 16 de abril, termo de colaboração. O docume...

Corpo de Bombeiros realiza a formatura de três turmas do projeto golfinho

Três turmas, sendo uma de Piratuba, outra de Ipira e uma de Peritiba, se formaram no programa Projeto Golfinho, de in...

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...