Os trinta minutos cruciais que impediram a destruição total de Notre-Dame

Os 850 anos de idade da catedral de Notre-Dame foram salvos de uma destruição completa graças a uma janela de tempo de 15 a 30 minutos, segundo afirmou o secretário de Estado do Interior da França.

Laurent Nuñez exaltou a "coragem e determinação" dos bombeiros que "arriscaram suas próprias vidas" para salvar a estrutura principal e as duas torres da catedral. Por outro lado, não resistiram ao incêndio o telhado e a agulha do monumento.

"Sabemos que tudo se resumiu a 15-30 minutos", declarou Nuñez, acrescentando que a polícia e os bombeiros passarão as próximas 48 horas avaliando a segurança atual da estrutura.

"Estes agentes colocaram suas vidas em risco para atacar o incêndio desde o interior (da catedral), o que permitiu salvar a construção."

Parte da estratégia essencial usada pelos bombeiros foi criar uma espécie de parede de água entre o segmento da construção que pegava fogo e as duas torres da fachada oeste.

Segundo o governo francês, cerca de 500 bombeiros participaram da operação.

Reconstrução deve durar cinco anos, diz Macron
A causa do incêndio ainda é desconhecida.

O promotor Rémy Heitz, porém, disse que sua equipe acredita na "teoria de um acidente", mas que 50 pessoas foram designadas para investigar a origem do fogo.

Outros representantes de órgãos públicos já sugeriram que o incidente está relacionado a obras de restauração que estavam em curso na catedral.

Agora, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que serão necessários cinco anos para que a reconstrução aconteça - tornando, segundo Macron, a igreja "ainda mais bonita".

"Vamos transformar esta catástrofe em uma oportunidade de união", disse.

Mas Eric Fischer, diretor da fundação designada para restaurar a catedral de Estrasburgo - também na França, e com 1000 anos de idade - disse à agência AFP que a reconstrução de Notre-Dame pode levar "décadas".

MSN

Fotos

Outras Notícias

Meditação não acalma todo mundo, diz estudo

Um dos maiores estereótipos de se fazer coisas relaxantes — como meditação — pode causar desconforto em algumas pesso...

Sem alarde, mas seu cérebro está encolhendo

Embora evolução leve milhares, às vezes milhões de anos, algumas alterações nas espécies podem ser observadas em pouc...

Passa de 200 o número de mortos em ataques a bomba no Sri Lanka

O balanço de vítimas dos oito atentados cometidos no Sri Lanka neste domingo (21) contabiliza 207 mortos e 450 ferido...

Cientistas extraem sangue líquido de cavalo de 42 mil anos de idade encontrado congelado na Sibéria

Os cientistas da região de Iakutsk, na Sibéria, conseguiram extrair amostras de sangue líquido de um potro de 42 mil ...