Taxa média de pagamento chegou a 79% Reprodução/Folhapress/Raw Image

BC: taxa de pagamento do cartão de crédito chegou a 79% em dezembro

Os consumidores estão mais atentos ao pagamento da fatura do cartão de crédito na data do vencimento. Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo BC (Banco Central), em dezembro de 2018, a taxa média de pagamento da fatura do cartão de crédito chegou a 79%. Em junho do ano passado, essa média estava em 77%.

“O aumento da taxa média de pagamento da fatura continuou a ocorrer ao longo do segundo semestre de 2018. Verifica-se que o patamar médio de pagamento da fatura continua superior ao vigente previamente à proibição de permanência de saldos no rotativo em prazos superiores a trinta dias”, diz o BC.

Desde abril de 2017, os consumidores que não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito só podem ficar no crédito rotativo (crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão) por 30 dias. A regra, fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), obrigou as instituições financeiras a transferirem a dívida para o crédito parcelado, que tem taxas menores, após 30 dias no rotativo.

“O crescimento [da taxa média de pagamento da fatura] é verificado no decorrer de 2018, a taxas maiores nos meses finais, mostrando a efetividade da medida normativa adotada em 2017”, diz o relatório.

O diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza, afirma que consumidores estão mais conscientes sobre o uso do cartão de crédito, pagando o valor da fatura integralmente na data do vencimento.

“O cartão de crédito tem que ser usado desta forma: pague no dia da fatura. Esse que é o uso consciente do cartão de crédito. Não é uma operação de financiamento, é uma taxa [de juros] quase punitiva [quando se deixar de pagar a fatura em dia]”, destaca o diretor.

R7

Outras Notícias

Agência do Sicoob Crediauc Centro Seara comemora 30 anos

Já se passaram 30 anos desde a inauguração da agência do Sicoob Crediauc, centro Seara (SC). A unidade que surgiu em ...

Dívidas com ofertas do Desenrola podem ser negociadas pela primeira vez nas agências de Correios de todo o país

Consumidores de todo o país podem negociar dívidas do programa Desenrola Brasil e da Serasa em mais de 6 mil agências...

Via Atacadista inaugura mega loja na Capital Gaúcha

Na quarta-feira, 06, foi inaugurada mais uma unidade do Via Atacadista, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Esta é a...

Sicredi UniEstados realiza Assembleia de Núcleo no próximo dia 05 de março

Está chegando um dos momentos mais importantes de uma cooperativa: a Assembleia de Núcleo. É por meio dela que o asso...