Odair Hellmann vai escalar o time reserva no Gre-Nal | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

Das farpas entre capitães à revolta colorada: Gre-Nal ganha mais um capítulo polêmico

Gre-Nal sem polêmica não é Gre-Nal. Pode até parecer clichê, mas é o mais puro enredo. As provocações ocorridas desde o final do último clássico, que teve vitória do Inter por 1 a 0 no Beira-Rio, deram lugar a um novo capítulo na história do clássico.

Na sexta-feira, o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, concedeu entrevista coletiva e vociferou contra a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), que deu mais dois jogos de suspensão ao uruguaio Nico López. Irritado, afirmou que a decisão "agredia o equilíbrio técnico da competição".

Com tal cenário, Medeiros justificou que a equipe de domingo, na Arena, terá escalação diferente daquela que venceu o Alianza Lima, na última quarta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

- A decisão de ontem (quinta-feira) é um golpe na nossa tradição, fere o nosso torcedor e tira a qualidade de uma rivalidade que nós enaltecemos como uma das maiores do mundo. O Inter no próximo domingo não utilizará a equipe que entrou em campo na última quarta-feira. Utilizando, como vem fazendo, para o próximo Gre-Nal, a força de seu grupo - disparou.

O departamento jurídico do Inter tinha pronto um recurso para pedir o efeito suspensivo de Nico López. Porém, a direção, em conjunto com os membros do comitê de gestão, decidiu não levar a situação adiante.

Apesar de os colorados garantirem que mostrarão sua força, o Grêmio vê a pressão crescer para seu lado. O time de Renato Gaúcho, que só tem um ponto na Libertadores e vem de derrota na Arena para o Libertad, ganha uma maior responsabilidade de buscar os três pontos.

Antes de toda polêmica desta semana, porém, um assunto dividia as rodas de conversa para o Gre-Nal. Estariam os dois times resolvidos das trocas de farpas que eclodiram ao final do jogo no Beira-Rio, pelo Brasileirão?

Dourado x Maicon
Depois que o árbitro encerrou a partida pela 24ª rodada da Série A, no dia 9 de setembro, os jogadores de ambos os times se desentenderam ainda no gramado. No corredor que dá acesso aos vestiários, Maicon, que sequer participou do Gre-Nal, bradou contra os colorados. A festa promovida pelo Inter causou irritação e gerou a declaração do capitão tricolor: "depois não vem pedir arrego".

Já na zona mista, Rodrigo Dourado rebateu o adversário. Questionado sobre a postura de Maicon, o capitão colorado ironizou ao lembrar que o gremista sequer atuou:

- O Maicon jogou hoje ? Não vi em campo. Esses caras primeiro têm que jogar para falar gracinha. Eu hoje não estava 100%, não sabia se ia jogar, mas tomei duas injeções para jogar. Eu não fujo do Gre-Nal. Está aí, ganhamos o jogo.

Se faltava algo para aumentar a confusão, ela eclodiu dois dias depois. Maicon concedeu entrevista coletiva escudado pelo diretor de futebol, Alberto Guerra, e o então executivo, André Zanotta. Revelou o motivo da declaração e ainda disparou contra Dourado.

– Corneta de quem? Quem é Dourado? Ganhou o quê? Ele ganhou um jogo. Ele falou que fugi do jogo. Joguei oito clássicos. Ganhei três, perdi um, empatei quatro. Onde ele estava nos 5 a 0? Perdemos pênalti. Baile. Onde ele estava? Onde ele estava no mata-mata? Eu estava dentro de campo – declarou.

Agora resta saber quais serão os próximos capítulos. O Gre-Nal 418 está marcado para as 19h deste domingo, na Arena. O Grêmio lidera o Gauchão com 23 pontos, quatro a mais que o Inter, o segundo lugar. Ambos estão classificados às quartas de final.

GLOBO ESPORTE

Outras Notícias

Master de Capinzal vence a equipe da AARP por 5 a 2

A Associação Atlética Riopeixense recebeu neste sábado, 13, a equipe do Master de Capinzal. A partida terminou com vi...

Piratuba conquista segundo lugar na 1ª Etapa do Estadual de Karatê

Os atletas de Piratuba fizeram bonito e conquistaram o segundo lugar na classificação geral da 1ª Etapa do Estadual d...

Piratuba vai bem no catarinense de Karatê e garante vaga para Copa do Brasil

A equipe de Karatê de Piratuba foi bem no estadual de Karatê Interestilos, realizado em Ipira, e assegurou uma vaga n...

Lageado Mariano é o campeão do municipal de futebol de campo

A equipe de Lageado Mariano venceu, pelo placar de 3 a 1, o time do Juventude de Linha Serraria, e é o campeão do mun...