
Imagem: 30Jardas
Estado em alerta após caso confirmado de "Mormo" em equino
A DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) está em alerta, após o primeiro caso confirmado de mormo (equino) em Santa Catarina. Segundo o relatório emitido pela pasta, um registro da enfermidade aconteceu em São Cristóvão do Sul.
A Diretoria orientou aos serviços públicos e privados de todo o estado para o alerta de possíveis suspeitas da doença em humanos. A saúde considera como caso suspeito, pacientes com aparecimento de lesão ulcerada na pele e história de exposição a animais com diagnóstico de infecção ou pacientes com Síndrome Infecciosa (tais como Febre, dores de cabeça, entre outros) acompanhadas de sintomas respiratórios (como tosse e dor torácica) e exposição a animais que tiveram o vírus nos últimos 45 dias. Também se enquadra como suspeitos, pacientes com sinais de abscesso e que mantiveram contato com animais infectados nos últimos 90 dias.
O tratamento é aplicado aos suspeitos com antibióticos específicos. As unidades de saúde foram orientadas a notificar qualquer suspeita via contato telefônico para as regionais e também a DIVE.
O que é o mormo
Segundo a Diretoria de Vigilância, o Mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei (B. mallei) e que acomete primariamente os equídeos (cavalos, burros e mulas) e, ocasionalmente, felinos, cães e cabras. Pequenos ruminantes também podem ser infectados se mantiverem estreito contato com animais doentes.
Fonte: Rádio Piratuba FM