Celesc justifica que a alteração ocorreu por causa do maior consumo de energia registrado no período de leitura.

MPSC abre inquérito para apurar suposto aumento irregular nas contas de luz

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um inquérito civil para apurar o suposto aumento irregular nas contas de luz. A abertura da investigação ocorreu após uma série de reclamações de consumidores sobre os valores cobrados na fatura de energia emitida neste mês.

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) justifica que a alteração ocorreu por causa do maior consumo de energia registrado no período de leitura em cada unidade consumidora.
O MPSC convocou para segunda-feira (28) uma reunião entre Celesc, Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon) municipais e estadual, como o objetivo de constatar as medidas que estão sendo tomadas para ajudar aos consumidores que se sentem lesados.

Ainda nesta tarde, o MPSC informou que pretende enviar um ofício pedindo explicações à Celesc, que deverá comprovar que houve aumento de consumo em função das altas temperaturas e das férias.
Caso isso não ocorra, o MPSC poderá intervir e fazer uma perícia técnica para analisar se houve algum equívoco no sistema de cobrança da Celesc durante o período.

Reclamações dos consumidores

Muitos consumidores reclamam desde o início do mês das contas de luz que vieram com tarifas mais altas. Algumas pessoas alegam, inclusive, que não estavam em casa no período e que mesmo assim a cobrança aumentou.
A Celesc reitera que a tarifa de energia elétrica não é reajustada desde agosto de 2018, data do reajuste anual das tarifas da Celesc, e orienta que os clientes confiram atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...