Em média, prazo de reposição é de 90 dias . Na internet, consumidor tem até sete dias para desistir da compra.

Procon orienta consumidores sobre troca de presentes recebidos no Natal

A quarta-feira (26) será dedicada à tradicional troca de presentes pelos catarinenses. Depois das comemorações de Natal, muitos consumidores irão buscar produtos com novas cores, tamanhos e também sem defeito. A loja, no entanto, não é obrigada, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a trocar mercadorias que não apresentarem problemas.
De acordo com Gustavo Colle, coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, aceitar a troca pode ser a chance do lojista realizar novas vendas para o mesmo cliente e aumentar o faturamento.

"A troca é vista como algo positivo, mesmo em momentos de vendas em baixa, porque é a chance de fazer uma venda adicional", explicou Gustavo.
Para os produtos duráveis, o prazo de reposição é de 90 dias. No caso de coisas não-duráveis, o vencimento diminui para um mês.
Compras pela internet

Segundo o coordenador do Procon, o consumidor que comprar produtos fora do estabelecimento comercial, seja internet, telefone ou catálogo, tem até sete dias para desistir da mercadoria, sem a necessidade da compra apresentar defeitos.
Neste caso, conforme Colle, o cliente irá receber o valor total do produto.

A regra dos sete dias para a desistência vale igualmente para as mercadorias importadas e compradas em sites do Brasil. Porém, é preciso guardar as informações sobre o produto e que elas sejam escritas em português.
Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...