Paciente agradece à Administração Municipal de Piratuba por agilidade na realização de cirurgia

Na tarde desta terça-feira, 19 de junho, o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Weber, recebeu a visita da moradora de Linha Alto Picadão, Elaine Tome, uma das pacientes beneficiadas com a realização de cirurgia de Pterígio, através de parceria da Secretaria de Saúde de Piratuba com a Clínica dos Olhos, de Chapecó.

Elaine, que trabalha como cuidadora de idosos, conta que há cerca de dois anos começou a sentir um desconforto na vista esquerda. Em consulta ao oculista na cidade em que morava, lhe foi indicado o uso de pomada e colírio. Como a medicação não surtiu efeito e os sintomas estavam piorando, ela passou a usar óculos de grau, também receitados pelo profissional, mas o incômodo não cessava e Elaine estava com a visão esquerda cada vez mais comprometida. “Eu sentia muita ardência no olho, era como se tivesse grãos de areia dentro dele”, relembra. “Até que ouvi o secretário Vanderlei Weber falando sobre cirurgias de olhos em uma entrevista na Rádio Piratuba FM. Assim, procurei a Secretaria e logo já estava com dia e horário para a cirurgia marcados. Foi tudo muito ágil e organizado”, diz.

Elaine operou a vista há uma semana (no dia 12 deste mês). “Estou ótima, livre do desconforto que sentia e muito satisfeita com o resultado. Foi tudo muito tranquilo e sem dor, tanto na cirurgia quanto no pós-cirúrgico. Sou muito grata à Administração Municipal de Piratuba e à Secretaria de Saúde pela agilidade e excelência no atendimento”, declara. Uma cirurgia de Pterígio chega a custar R$ 8 mil, mas os pacientes encaminhados para o procedimento através da Secretaria de Saúde não têm custo algum.
Há três meses, a filha de Elaine, uma estudante de 16 anos, havia sido beneficiada com uma cirurgia no joelho, realizada no Instituto Adonhiran, em Penha (SC), também através de encaminhamento da Secretaria de Saúde de Piratuba. “É uma cirurgia que custa 16 mil reais e não teríamos condições de pagar’, diz Elaine.

DEZ PACIENTES BENEFICIADOS COM CIRURGIA DE PTERÍGIO

De acordo com o secretário Vanderlei Weber, este ano dez pacientes puderam realizar a cirurgia de Pterígio – com um total de 12 olhos operados - na Clínica dos Olhos, em Chapecó, sem custos para os pacientes, que também são transportados gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Piratuba. “Com o procedimento da Elaine, no momento a fila para este tipo de cirurgia foi zerada”, informa o secretário.

Weber explica que o procedimento cirúrgico de Pterígio é algo relativamente simples e todos os pacientes voltam para casa no mesmo dia. “O Pterígio é um distúrbio no olho caracterizado por um crescimento de tecido benigno, normalmente vascular e conjuntivo, de forma triangular sobre a córnea, prejudicando a visão, e a única forma de tratamento é a cirurgia’, completa.

O Prefeito Bile Benjamini reafirma que, assim como ocorre na área da Educação, os investimentos em Saúde sempre serão prioridade em Piratuba.

Texto e foto: Elisângela Pezzutti – Ascom/Prefeitura Municipal de Piratuba

Outras Notícias

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...

Município de Ipira repassa 30 mil reais para a Associação Ipirense de Karatê

O município de Ipira e a Associação Ipirense de Karatê celebraram, no dia 16 de abril, termo de colaboração. O docume...

Corpo de Bombeiros realiza a formatura de três turmas do projeto golfinho

Três turmas, sendo uma de Piratuba, outra de Ipira e uma de Peritiba, se formaram no programa Projeto Golfinho, de in...

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...