Foto: Ricardo Lunge / ADR Blumenau

Professores das redes públicas ganham espaço de formação e experimentação em tecnologias educacionais

Um dia após o Dia do Professor a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) entregam aos professores o primeiro espaço de formação e experimentação em tecnologia educacional, em Blumenau. O EfeX é um conceito de espaço físico para criação e compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras mediadas pela tecnologia.

Voltado a professores das redes públicas, o espaço foi concebido para funcionar integrado às redes de ensino, permitindo ao professor experimentar tecnologias educacionais, ao mesmo tempo em que aprimora suas competências no uso de instrumentos e recursos digitais. “Queremos oferecer aos professores um local convidativo, onde se sintam à vontade para conhecer e testar dispositivos, recursos digitais e metodologias do seu jeito, desenvolvendo e compartilhando planos de aula que possam melhorar suas práticas pedagógicas”, diz Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

A proposta pedagógica do EfeX contempla, ainda, um conjunto inédito de diretrizes de formação para os educadores, com conteúdo e metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa. O material, elaborado em parceria com especialistas em tecnologia educacional, está organizado em módulos independentes, de temas como ensino híbrido, cultura maker, gamificação, educomunicação, plataformas adaptativas, recursos digitais para publicação e compartilhamento; e avaliação por meio de recursos digitais. Cada módulo apresenta textos conceituais, indicações de atividades, bibliografia, cases de sucesso e vídeos.

De acordo com o conceito EfeX, o espaço está equipado com recursos de ponta, como cortadora a laser, cortadora de vinil, kits de eletrônica e protoboard, kits de invenção e de robótica, além de notebooks e tablets. Também estão disponíveis ferramentas para criação de mídias, estrutura vinílica para filmagens de vídeo-aulas, câmera fotográfica e kits de iluminação.

O uso de tecnologias educacionais requer também a transformação do espaço físico, que deve ser adaptado para abrigar novas formas de relacionamento e dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, o EfeX propõe um modelo de ambiente diferenciado, que foi desenvolvido especificamente para estimular e favorecer a formação e a experimentação continuada.

"Esta data está carregada de simbolismo. Um presente aos professores no momento em que vemos o impacto da tecnologia em sala de aula. Que este espaço possa ser um aliado importante para o professor avançar na customização das aulas e tornar o uso da tecnologia mais simples", destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Em Blumenau, o espaço foi instalado em uma área de 100 metros quadrados da FURB. Todos os professores da rede pública de ensino podem participar das atividades e formações do EfeX. Para isso, é preciso entrar em contato com a SED, que ficará responsável pelo gerenciamento das formações.

Também em parceria com o CIEB, a SED lançou o Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educacional, que teve ampla participação de representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), técnicos, gerentes e diretores da SED. "Lançamos o nosso Plano antes mesmo do Plano Nacional lançado pelo MEC. Mais uma vez Santa Catarina sai na frente no que diz respeito a tecnologia educacionais", finaliza Deschamps.

Por: Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação - SED

Outras Notícias

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...

Abertas inscrições para Processo Seletivo Simplificado da UFFS

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF...