Para a psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, o castigo tem que ter relação com a atitude que se pretende corrigir da criança

Castigo precisa ser educativo; não é para descarregar a raiva

O castigo só funciona se tiver uma característica educativa, e não punitiva. Se for apenas para extravasar a raiva dos pais, o castigo perde a função educativa. A opinião é da psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro Criando Filhos em Tempos Difíceis – Atitudes e Brincadeiras para uma Infância Feliz.

Primeiro é preciso deixar claro que castigo não é palmada. Colocar para pensar também não ensina nada à criança. Para que o castigo seja educativo, é preciso que a penalidade tenha relação com a atitude da criança.

“Se a criança jogou uma pedra e quebrou o vidro da escola, não adianta gritar, xingar e ameaçar deixar sem TV e sem videogame. O pai deve perguntar o motivo daquela atitude, entender se a criança estava com raiva ou descontrolada, dizer que até entende, mas não aceita e por isso o filho vai ficar sem mesada, sem ir ao shopping, sem passear, pois o dinheiro será usado para consertar o vidro quebrado. “Isso é educativo”, afirma a psicopedagoga.

Beth é uma das críticas ao método de colocar a criança de castigo no cantinho do pensamento. “Dependendo da idade, a criança não sabe nem elaborar direito a questão da responsabilidade, isso só começa aos 7 anos. Antes disso, ela não sabe elaborar esse pensamento. Esse método só ensina à criança que pensar é um castigo, quando na verdade pensar é uma exigência humana.”

Segundo ela, não existe idade mínima para os pais ensinarem aos filhos noção de certo e errado e reprovar algumas atitudes. “Quando a criança é muito pequena, os pais podem fazer cara feia, dizer que não gostaram do que ela fez. Se a criança estiver muito agitada, podem tentar acalmá-la, nunca com palmada.”

Nos Estados Unidos, uma menina de 3 anos está desaparecida desde sábado após seu pai colocá-la de castigo de madrugada sozinha na rua por ela não ter bebido o leite. O caso aconteceu em um subúrbio de Dallas, no Texas, e o homem, de acordo com informações do jornal The Independent, foi preso pelas autoridades no dia do incidente, acusado de abandono e de colocar um menor em situação de risco. Ele foi solto no domingo após pagar fiança.

Para Beth, o que esse pai fez não é castigo, mas abandono de menor. “Isso é um filme de terror, é submeter a criança a uma sensação de violência, é um abuso infantil. Não tem nada de educativo numa situação dessas, é traumatizante, passa para a criança a sensação de abandono, de medo, que o mundo é muito mau.”

A psicopedagoga afirma que os pais não devem castigar filhos que não querem comer. “Nesse caso, o castigo é deixar passar fome. Os pais não devem forçar a criança a fazer uma coisa que não quer. É preciso respeitar a percepção dela quando diz que não tem fome ou não tem frio. Pais que ignoram isso deixam a criança insegura sobre o que sente.”

Para saber se o castigo é educativo, Beth propõe uma reflexão: a criança vai aprender algo ou é só para descarregar a raiva dos pais?

VEJA
A.M

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...