Projeto de Lei que regulamenta os desmanches é apresentado na Alesc O PL foi proposto pelo deputado estadual Patrício Destro

Não é difícil encontrar alguém já teve ou conhece quem foi vítima do furto ou roubo de veículos.

Mesmo com a atuação da Polícia Militar que com o auxílio da comunidade garante a recuperação de porcentagem desses automóveis, em alguns casos o proprietário nunca mais tem o bem novamente.

Foi assim com a empresária Alini Garcia. Ela havia deixado o carro estacionado em frente à empresa após o almoço. Próximo às três da tarde, quando foi sair para uma reunião, o veículo já havia desaparecido. “No começo eu fiquei procurando pensando que pudesse ter deixado em outro local, mas quando percebi que ele tinha sido mesmo roubado sabia que era um caminho sem volta. Isso porque a empresa fica próxima da BR-101, um facilitador para a fuga”, contou Alini.

Provavelmente o carro dela foi parar em algum desmanche. Os locais são investigados e quase que semanalmente um desses postos clandestinos é fechado pela polícia em SC, o que não impede a continuidade da ação por parte dos criminosos. Foi durante uma reunião com a Polícia Civil de Joinville que o deputado estadual Patrício Destro (PSB) recebeu a sugestão para a criação de um projeto de lei que regularize a atuação de empresas sérias e que queiram trabalhar nessa área. “Depois de estudar o assunto, percebemos que outros países como a Espanha e a Argentina já têm leis semelhantes a essas. O país sul-americano, por exemplo, no primeiro ano de funcionamento da lei, reduziu em quase 50% o furto e roubo de automóveis”, afirmou o deputado.

Isso acontece porque com a criação da lei é quebrado o círculo criminoso que rouba o carro para abastecer com peças mais baratas oficinas e ferros-velhos que atendem essa demanda.

O PL prevê que veículos em fim da vida útil, aqueles que são considerados com perda total por seguradoras, por exemplo, possam ter suas peças utilizadas.

Hoje em dia é necessário fazer o descarte desses automotores. “Com a lei, o cidadão vai conseguir comprar peça usada mais barata e com procedência, por isso estaremos evitando acidentes comuns pela utilização de peças sem segurança, vamos ajudar a evitar a poluição do meio ambiente, estaremos aumentando a arrecadação do Estado e criando novos postos de trabalho já que as empresas que desejarem atuar nesse ramo terão que contratar mão de obra qualificada. Sem falar que a aprovação da matéria vai interferir diretamente no bolso dos proprietários de automóveis que hoje pagam caro pelo seguro de seu veículo”, concluiu Destro.

A assinatura do projeto de lei que foi elaborado em parceria com a Polícia Civil foi feita em Joinville, na presença de autoridades da segurança pública. “Joinville é a cidade com o maior número de ocorrências de furto e roubo de veículos.

A segunda colocada é Florianópolis”, afirmou a delegada Tania Harada. Se juntarmos os dois crimes, nos últimos três anos, Santa Catarina registrou aumento nos indicativos. Em 2014 foram 17.054, 2015 17.484 e 2016, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o número ficou em 17.853 e nesse ano já são mais de 7.300.

O PL já está na Assembleia Legislativa, antes de ser votado em plenário precisa passar pelas Comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Segurança Pública. Porém, como há um grande interesse do setor de segurança, a expectativa é que ele tenha uma tramitação rápida.

ASSESSORIA
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...