Hyundai HB20 é chamado para recall por risco de incêndio



Problema é resolvido com vedação adicional no console central. Bebidas devem ser transportadas sempre fechadas, alerta a fabricante.

A Hyundai Motor Brasil anunciou nesta quinta-feira (29) um recall envolvendo quase 140 mil veículos da família HB20 para acrescentar uma vedação no porta-copos do console central, para evitar que líquidos entrem em contato com a fiação do indicador de marchas e causem um curto-circuito.

Chassis (8 últimos dígitos)
HB20 1.6 - DP010003 a FP533864
Ano/Modelo: 2013 a 2015

Os veículos afetados são modelo 2013 a 2015, nas versões hatch, sedãs e aventureira, equipados com motor 1.6 e transmissão automática de 4 marchas.

De acordo com o comunicado, há possibilidade de infiltração de líquido no interior do console central, atingindo o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas.

O contato do líquido com a fiação pode causar curto-circuito no momento em que as luzes do farol são acesas e o indicador de marcha é iluminado. O problema pode gerar superaquecimento e até incêndio.

A Hyundai recomenda que as bebidas sejam sempre transportadas em recipientes fechados, como consta no manual do veículo.
Se perceber que houve derramamento de líquido no console central, a fabricante recomenda secar o local imediatamente e levar o veículo para avaliação em um concessionário.

Todos os proprietários dos carros afetados pelo recall devem agendar a aplicação de uma vedação adicional e a substituição das peças, se já houver sinais de curto-circuito. O serviço gratuito deve levar cerca de 1 hora.

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Segundo levantamento do Procon-SP, apenas 12,82% dos chamados de recall foram atendidos no 1º semestre.

Entre janeiro e junho, 911.028 veículos foram convocados para recalls no Brasil, mas apenas 116.830 compareceram às oficinas. De acordo com o Procon-SP, o número é "preocupante".

Fonte: WH3
AM

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...