CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projeto da Minicidade Cooperativista, idealizado e mantido pela Cooperativa de Educação Magna (Colégio CEM) em parceria com o Sicoob Crediauc.

A Minicidade Cooperativista é uma ação pioneira e inovadora no Sistema Educacional Brasileiro. O projeto surgiu em 4 de maio de 2007, com o objetivo de disseminar o conhecimento entre os alunos sobre vários setores básicos da sociedade organizada, como por exemplo, o funcionamento dos poderes constituídos, a cultura, a ciência, o sistema cooperativista e o cooperativismo de crédito, onde está inserido o Sicoob Crediauc.

A parceria iniciada em 2007 acabou proporcionando aos alunos, acesso livre e permanente ao processo de aprendizagem com foco na educação financeira. De forma lúdica, os educandos se deparam com situações reais que auxiliam numa melhor compreensão sobre o tema, dinheiro.

Passados 17 anos, o espaço físico que abriga a CREDICEM foi totalmente remodelado e colocado novamente à disposição da comunidade escolar para continuar servindo a sua finalidade. A reinauguração do espaço contou com a presença de várias autoridades, lideranças comunitárias, alunos, imprensa e de funcionários e gestores das cooperativas coirmãs.

Segundo a presidente do Colégio CEM, Elizeth Pelegrini, o referido projeto visa promover educação financeira e cidadania entre as crianças e jovens que frequentam o estabelecimento de ensino. “Estou muito feliz em anunciar a reinauguração da CREDICEM, um passo importante para fortalecer o cooperativismo concordiense. Quero aqui expressar a minha profunda gratidão ao Sicoob Crediauc pelo apoio essencial nesse empreendimento. Tenho a convicção que, juntos, estamos criando um futuro mais próspero e sustentável para todos”, comentou.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou da importância de a cooperativa estar efetivamente presente em um ambiente escolar. “A nossa miniagência de crédito funciona no local como um laboratório para as crianças e jovens, essas mesmas pessoas que, brevemente, irão vivenciar na prática do dia a dia, as experiências do mundo financeiro. Nosso objetivo é contribuir com a formação de pessoas mais conscientes e preparadas quanto a utilização do dinheiro em suas vidas”, justificou o dirigente.

Camillo comentou ainda sobre outras iniciativas que estão em andamento sob a sua gestão e que também possuem viés educativo. “Além da CREDICEM, estamos com o Projeto “Financinhas” em pleno funcionamento nas escolas públicas, orientando as crianças sobre as noções básicas de como bem administrar o dinheiro, além da “Conta Kids”, que incentiva o público mais jovem a possuir uma conta particular no Sicoob Crediauc e aprender todos os trâmites inerentes as transações bancárias”, revelou o dirigente.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

Sicoob Crediauc anuncia mais de R$ 19 milhões em sobras

No dia 02 de abril, o Conselho de Administração e Diretoria Executiva do Sicoob Crediauc promoveram a Pré-assembleia ...