Caso importado de malária é diagnosticado em Capinzal

Na última sexta-feira, dia 9 de fevereiro, um paciente foi internado no hospital Nossa Senhora das Dores em Capinzal após ser diagnosticado com malária. A doença, causada pelo protozoário transmitido pelo mosquito Anopheles, é mais comum na região norte do país, mas este caso foi importado do estado de Roraima, onde o paciente estava a trabalho.

Dr. Wesley Paes Silva, médico plantonista responsável pelo tratamento, destacou que o paciente está em bom estado e tem respondido bem à medicação. Exames diários são realizados para monitorar seu progresso, especialmente os níveis de plaquetas, para evitar complicações como sangramento.

Após o diagnóstico, iniciou-se imediatamente o tratamento com cloroquina e primaquina. A cloroquina procura eliminar os protozoários presentes na circulação sanguínea, enquanto a primaquina age nos protozoários latentes no fígado, uma característica do tipo de malária diagnosticada, causada pelo protozoário vivax.

Sobre a possibilidade de propagação da doença para outras pessoas na região, o médico enfatizou que a malária não é transmitida de pessoa para pessoa, mas sim pelo mosquito Anopheles. Ele tranquilizou a população, afirmando que não há risco de transmissão local, já que o paciente contraiu a doença em uma área endêmica.

Além disso, foram destacadas as medidas preventivas que as pessoas devem tomar ao viajar para regiões onde a malária é endêmica, como o uso de repelentes e roupas compridas para evitar picadas de mosquitos.

Os sintomas mais comuns da malária, como febre alta e cefaleia, foram mencionados, juntamente com a importância de buscar ajuda médica imediata ao apresentar esses sinais.

Em conclusão, o profissional de saúde reiterou que não há motivo para pânico na população de Capinzal e regiões vizinhas, pois este é um caso isolado e está sendo adequadamente tratado. A conscientização e a busca por assistência médica precoce são essenciais para o controle da doença.

Rádio Nativa

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...