Foto: Leandro de Souza / Tiago Cowacicz

2ª Sessão Itinerante é marcada pela aproximação entre parlamento mirim e comunidade

A Câmara de Vereadores realizou, na Escola Marechal Câmara, a segunda Sessão Itinerante de 2023. A presença de lideres comunitários, alunos e população do Uruguai e das demais comunidades do interior, demonstra o prestígio do parlamento pela sociedade civil.

Diferentemente dasessão anterior, esta colocou os Vereadores Mirins em protagonismo. Dividindo a mesa com os Vereadores, os jovens parlamentares ouviram cada uma das demandas. Todas serão elencadas em ata e entregues ao Poder Executivo para analisar e colocá-la em prática.

Dos pedidos formulados, o que mais ganhou atenção foi a situação da internet.Sem conectividade por quase um mês, a população pediu que a conexão retomasse o mais rápido possível. Outro pedido especialfoi para com a manutenção da Escola do Uruguai, ao qual a população local pediu ao Poder Legislativo para que interceda sobre o assunto.

O presidente da Câmara Mirim, Rafael Garcia Vieira, fez um balanço positivo do ano legislativo. “O parlamento mirim fecha com chave de ouro sua participação neste ano, com a sessão itinerante. É o momento de ressaltarmos o ano positivo e apresentar algumas das nossas atividades, já encorajando para que outros participem e também desfrute dessa possibilidade única” finaliza.

A presidente do parlamento, vereadora Gelci de Souza (MDB) elencou como prioritária a atenção das demandas trazidas pelas comunidades. “Ficamos agradecidos pela receptividade das comunidades, do esforço das comunidades em sentar e elencar suas demandas, que precisam da nossa atenção. É um momento de darmos atenção com a situação das comunidades. Após a nossa última sessão, nós organizaremos uma agenda com o Prefeito e Vice Prefeito, com alguns Secretários para entregar a lista dessas demandas” finaliza Gelci.

Para o líder de governo no parlamento, vereador Luiz Henrique Jozinão (PSD) as sessões itinerantes são uma forma de aproximar a Câmara da população, ouvindo as demandas para atendê-las da melhor forma
possível. “Eu acho super importante a sessão itinerante. A gente aproximar o legislativo da comunidade, estar ouvindo as demandas. E como líder de governo, a gente encaminhar estes pedidos pro executivo e estar atendendo da forma do possível” pontua Luiz.

Por fim, a diretora da Escola Marechal Câmara, Professora Eni Martinazzo, observa que, a sessão itinerante é o primeiro passo para que as demandas comecem a ser atendidas. “Para nós, a comunidade, é um momento único, onde a gente pode estar mais próximo deles e eles da população, nos ouvindo e muitos destes anseios serão atendidos. Sabemos da dificuldade, e que não depende deles apenas, mas o primeiro passo dado em ouvir e se aproximar, isso tem uma importância muito grande” finaliza.

A próxima sessão itinerante acontece nesta quinta-feira, 07 de dezembro, no salão da comunidade de Lageado Mariano, a partir das 19h30min.

Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba

Outras Notícias

Em março a Usina Machadinho repassou R$ 4,5 milhões a título de compensação financeira

A Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes repassou no mês de março de 2024 aproximadamente R$ 4,5 mi...

Sicoob Crediauc entrega motos sorteadas na Pré-assembleia Digital

Na tarde de sexta-feira, dia 26 de abril, o Sicoob Crediauc promoveu a entrega de três motos Honda Biz, referentes ao...

Comunidade de Zonalta organizará a Festa do Agricultor deste ano

O centro Comunitário Educacional, Recreativo e Esportivo São Roque de Zonalta foi escolhido como entidade organizador...

Vereadores Mirins tomam posse nesta segunda-feira

Os vereadores mirins terão sua primeira missão nesta nova legislatura: a cerimônia de posse. A Câmara de Vereadores r...