SC terá chuvarada acompanhada de ventania, raios e trovoadas – Foto: Freepik/ND

TEMPO FIRME E CALOR QUE ANTECEDE CHUVARADA EM SC PREOCUPAM AINDA MAIS METEOROLOGISTAS

Grande parte de Santa Catarina se prepara para nova chuvarada nas próximas horas, os volumes podem chegar a 170 mm no Litoral Norte do Estado nos próximos 10 dias, o tempo deve “virar” já na noite desta quarta-feira (22), após calor de 34°C.

O calor e tempo relativamente firme que antecede os novos dias de chuvarada preocupam as autoridades e meteorologistas, isso porque além do volume, a chuva vem acompanhada de trovoadas, raios e rajadas de vento que podem acarretar em mais estragos para a região, como explica Sergey Araújo, professor responsável pelo LabClima.

“Esta quarta-feira tem chance de rajadas de vento mais fortes superiores a 35 km/h, mas é na quinta-feira que teremos rajadas mais fortes acima de 50 km/h”, destaca Sergey.

A chuva prevista ocorrerá por conta de uma frente fria associada a áreas de instabilidade avançando em direção a Santa Catarina. Ainda está sobre o Rio Grande do Sul, na altura de Porto Alegre. A chuva com trovoada chegará a partir da tarde desta quarta-feira.

Antes da tempestade fará bastante calor, tempo pré-frontal, com máxima entre 32°C e 34°C e isso intensifica a chance de trovoada. Entre a quarta (22) e a quinta-feira (23) o risco é alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Chuvarada traz instabilidade e preocupação a SC
A partir da quarta-feira o processo de formação de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem novas instabilidades associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina, principalmente no período entre a tarde e a noite.

Na quinta-feira, a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as chuvas na metade leste do Estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde.

Na região de Brusque são esperados acumulados entre 70 e 120 mm no período, com pontuais que podem se aproximar de 150 mm. Destaca-se, ainda, que as chuvas mais intensas e volumosas devem ocorrer entre a tarde e noite da quinta-feira.

Emergências devem ser comunicadas à coordenadoria da Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199. Ou ainda, ao Corpo de Bombeiros, no número 193. Para receber alertas da Defesa Civil envie mensagem de texto (SMS) com o número do CEP da sua rua para o número 40199.


Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...