A forte onda de calor que afeta Santa Catarina pode trazer reviravolta no tempo e ocorrências de temporais com rajas de vento que superam os 60 km/h e

CALORÃO DE ATÉ 40°C PODE TRAZER TEMPORAIS COM VENTOS DE ATÉ 60 KM/H E GRANIZO EM SANTA CATARINA

A manhã desta sexta-feira (10) é marcada pelo tempo firme e a presença de muito calor em boa parte de Santa Catarina. Contudo, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, o tempo tende a mudar ao longo da tarde e noite desta sexta.

Conforme a pasta, as temperaturas elevadas somada a umidade e áreas de baixa pressão trazem novamente a ocorrência de temporais isolados no Estado entre a tarde e noite desta sexta-feira. Ainda, estes temporais podem vir acompanhados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a partir desta sexta-feira e fim se semana, Santa Catarina vai sofrer com a influência de uma onda de calor intensa. As temperaturas podem atingir, pontualmente, até 40°C em algumas regiões catarinenses.

De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas máximas nesta sexta ficam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste e oscilam entre 20°C e 26°C nas demais regiões por conta da maior cobertura de nuvens.

Sábado de calor com variação de nuvens em Santa Catarina
No sábado (11), o dia começa ensolarado na maioria das regiões de Santa Catarina, mas apresenta variação de nebulosidade ao longo do dia. Ainda, a Defesa Civil aponta que no decorrer da tarde e noite, de forma isolada, podem ocorrer temporais em todas as regiões catarinenses.

As temperaturas sobem rapidamente e são esperadas máximas acima de 30°C em praticamente todo o Estado. O Extremo-Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte são as regiões onde devem ser observadas as maiores temperaturas, as quais devem superar os 35°C, conforme a Defesa Civil.

Além disso, a Defesa Civil aponta que as rajadas de vento ao longo do sábado podem ultrapassar os 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul.

Temperaturas seguem elevadas no domingo
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o domingo (12) também vai contar com tempo firme e temperaturas elevadas em Santa Catarina. Ainda, o meteorologista ressalta que não estão descartadas possibilidades de ocorrências de temporais localizados e chuvas volumosas em todas as regiões do Estado.

Além disso, Scheuer aponta que as temperaturas no domingo podem chegar ou superar os 40ºC, em especial, no Norte do Estado e no Sul catarinense.

A Defesa Civil reforça, que entre a tarde e a noite de domingo há condições para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões catarinenses. A pasta indica que neste dia, o risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas por conta das chuvas.

Tendências do tempo para a semana que vem
Na segunda (13) e na terça-feira (14), a intensificação e canalização do fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, combinada a áreas de baixa pressão, favorecem o retorno das chuvas de forma mais abrangente no Estado.

Entretanto, os temporais isolados devem seguir ocorrendo. Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores. Apenas no norte do Estado e Vale do Itajaí é onde as máximas devem ficar na casa dos 30°C.

Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...