Foto: TV Globo/Reprodução

MENINO DE SC ENCONTRADO EM SÃO PAULO É TRAZIDO DE VOLTA A FLORIANÓPOLIS

Bebê estava com o Conselho Tutelar da Capital Paulista e ficará em um abrigo de São José até que a investigação sobre o caso seja concluída.

O menino de 2 anos desaparecido em Santa Catarina e encontrado em São Paulo no dia 8 de maio, a 700 quilômetros de distância, chegou em Florianópolis nesta segunda-feira (15). O bebê estava com o Conselho Tutelar da capital paulista e, agora, está em um abrigo de São José, na Grande Florianópolis, onde ficará até que a investigação sobre o caso seja concluída.

O QUE SE SABE E O QUE FALTA ESCLARECER SOBRE DESAPARECIMENTO DE MENINO EM SC
O bebê foi encontrado em um veículo na capital paulista junto com um homem e uma mulher, após 8 dias do seu desaparecimento. O casal foi preso em flagrante suspeitos de tráfico de pessoas.
A volta do menino para Santa Catarina era um pedido do Ministério Público do Estado (MPSC) desde então, mas a decisão não havia sido favorável e a Justiça paulista manteve a criança no abrigo de São Paulo.

Uma autorização, porém, saiu na última sexta-feira (12) e o governo de Santa Catarina se mobilizou para buscar o bebê de forma sigilosa. A decisão do Estado ocorre para "garantir a segurança e evitar a exposição da criança".

Uma aeronave com equipe especializada esteve em São Paulo nesta manhã para fazer a transferência.

RELEMBRE O CASO
A investigação sobre o desaparecimento do menino de 2 anos em Santa Catarina ocorre desde o dia 5 maio, após a família registrar um boletim de ocorrência em São José, na Grande Florianópolis. O bebê, conforme a polícia, havia sido visto pela última vez com a mãe no dia 30 de abril.
De desaparecimento a tráfico de pessoas: os detalhes do caso do menino de SC encontrado em SP
De acordo o delegado geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, a mãe teria entregado o bebê por "livre e espontânea vontade", e recebeu o valor de R$ 100 como ajuda de custo para levar o menino de casa até o "ponto de entrega" combinado. O envolvimento de mais dinheiro na ação será investigado após a quebra de sigilo bancário.

"Estamos desesperados", diz tio de menino de 2 anos desaparecido em São José
Dias depois, a mãe deu entrada a um hospital da Grande Florianópolis e teve alta no mesmo dia em que o bebê foi encontrado, 8 de maio, e que ela também prestou depoimento. O menino foi achado com um casal — Roberta Porfírio e Marcelo Valverde — em um carro com placa adulterada em São Paulo. Na abordagem, os dois apresentaram a Certidão de Nascimento da criança e afirmaram estar indo ao fórum regularizar a adoção. Eles foram presos em flagrante, suspeitos de tráfico de pessoas.

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o envolvimento de outras duas pessoas no desaparecimento. Uma delas é a esposa de Marcelo, identificada como Juliana, e que teria feito o depósito dos R$ 100 para a mãe do menino.

Mãe de menino desaparecido sofre de depressão pós-parto e quer criança de volta, diz irmão
Ainda de acordo com a investigação, a mãe da criança teria sido "aliciada" por Marcelo desde o nascimento do filho para entregar a criança. A conversa entre os dois foi feita via internet.

Em entrevista exclusiva ao Fantástico, a mãe disse que havia feito contato inicial com Marcelo Valverde Valezi, um dos suspeitos de tráfico humano no caso, em 2020, através de um grupo de apoio a mães de primeira viagem em uma rede social. Desde aquela época, ele teria mostrado interesse em ter filhos junto com a esposa e forçava propostas. Em abril deste ano, a mãe da criança e o aliciador teriam retomado contato, quando ele disse que uma outra mulher, Roberta Porfírio, poderia pegar a criança. A situação ocorreu em 30 de abril.

Comitiva de SC vai a SP para acompanhar caso de desaparecimento de menino
Apesar da entrega voluntária, o Código Penal descreve como crime o ato de registrar o filho de outra pessoa como próprio. As informações preliminares eram de que o bebê ficaria com a avó materna no retorno a Santa Catarina, no entanto, a pedido do Ministério Público paulista, ele ficará em um abrigo de São José, cidade onde mora a família, até que a investigação seja concluída.
A previsão é de que o inquérito seja finalizado em 30 dias, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SC).


Fonte: NSC Total

Outras Notícias

Dois jovens ficam feridos em colisão de motos

Dois indivíduos sofreram ferimentos em um acidente envolvendo duas motocicletas. O incidente ocorreu no sábado, dia 2...

Confusão em Ipira: Briga, Dano e Posse de Arma Branca Mobilizam Polícia

Por volta das 19h de ontem, 14 de abril, a Polícia Militar atendeu ocorrência envolvendo vias de fato, dano, posse de...

Idoso é assaltado e agredido em Piratuba

Um idoso de 89 anos foi vítima de assalto e agressão na tarde de ontem, 11, em Piratuba. Conforme relatou, três homen...

Polícia identifica suspeito de furto em Piratuba

Por volta das 14h30min de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi informada de um furto ocorrido em estabelecimento...