Normalidade e segurança marcam 2º turno das eleições em Santa Catarina

“As ocorrências foram menores que no primeiro turno e a tranquilidade prevaleceu em Santa Catarina”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), desembargador Leopoldo Brüggemann, ao avaliar o segundo turno das Eleições 2022, ocorrido neste domingo (30). A declaração foi feita à imprensa após a totalização dos votos no estado.


A apuração foi concluída às 21h16. O candidato Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), foi eleito governador de Santa Catarina, com 2.983.949 votos (70,69%). Décio Lima, do Partido dos Trabalhadores (PT), obteve 1.237.016 votos (29,31%).


Entre os candidatos à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) teve 3.047.630 votos (69,27%), e o candidato Lula (PT) recebeu 1.351.918 votos (30,73%).


Do total de 5.484.339 eleitoras e eleitores aptos, 956.558 deixaram de comparecer às urnas (17,44%).


Nas 16.242 seções eleitorais distribuídas pelo estado, apenas 170 urnas foram substituídas por outras de contingência e houve a necessidade de votação em cédulas no município de Salete, na seção 22 da Escola de Ensino Básico Guilherme André Dalri. O número de urnas substituídas corresponde a 1,04% dos equipamentos preparados para o pleito.


“O tempo médio de votação para cada eleitor foi de 30 a 40 segundos, mais rápido que no primeiro turno, quando foi de 81 segundos”, relatou o secretário de Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto.


O Gabinete de Pronta Resposta, instalado na sede do TRE-SC, registrou 37 ocorrências policiais, com destaque para práticas de boca de urna (10) e propaganda eleitoral irregular (10). O grupo reuniu 38 instituições estaduais nas áreas de inteligência, defesa civil, infraestrutura e segurança.


“Mapeamos os municípios e locais de votação em Santa Catarina para garantir a segurança das eleições”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar no estado, coronel Marcelo Pontes.


Os resultados oficiais do segundo turno foram homologados pela Comissão Apuradora da Corte Eleitoral, presidida pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Alexandre d'Ivanenko, em sessão plenária realizada logo após a totalização dos votos.


Eleição em Canoinhas


Em Canoinhas, município localizado na região Norte do estado, as eleitoras e os eleitores votaram para três cargos neste domingo: governador, presidente e prefeito ou prefeita. Das 42.832 pessoas habilitadas, 8.180 (19,10%) deixaram de exercer a escolha nas urnas.


A candidata Juliana Maciel, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e o candidato Marcos Homer, do Podemos (PODE), foram eleitos prefeita e vice-prefeito, respectivamente, com 12.616 votos (38,37%).


QRTot


Assim como em todo o estado, em Canoinhas a contagem dos votos também foi realizada por meio do aplicativo QRTot, desenvolvido pelo TRE catarinense.


A solução tecnológica proporcionou ao eleitorado do município conhecer a nova prefeita às 19h18, pouco mais de duas horas após o término da votação. No mesmo horário, a totalização oficial pelo sistema tradicional da Justiça Eleitoral havia apurado 96% dos votos.


Para garantir a agilidade na leitura dos boletins de urna houve a participação de mesários e delegados de prédios, conforme orientado na Resolução n. 8.054/2022. A norma dispõe sobre a utilização, em caráter experimental, da solução QRTot para a leitura e conferência dos resultados impressos nos boletins a partir do segundo turno das Eleições 2022, em Santa Catarina.


“O projeto-piloto desenvolvido pelo TRE catarinense foi um sucesso total neste segundo turno, antecipando a apuração em diversos municípios do estado, principalmente em Canoinhas onde tivemos nova eleição municipal”, considerou o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Ribeiro.


Os resultados das eleições deste domingo (30) estão disponíveis no portal do TRE-SC: https://www.tre-sc.jus.br/eleicoes/eleicoes-gerais-2022/resultados-do-2o-turno

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...