Piratubenses entram na briga pelo pódio do 2º Aparados Off-Road

A cidade de Vacaria é o ponto de largada da 2ª edição do Aparados Off-Road que, em 2022, tem aproximadamente 600 quilômetros. Uma aventura que está prestes a começar: de 12 a 15 de outubro, mostrando as belezas do Rio Grande do Sul, com foco na região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A chegada acontece no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, após pernoitar nos municípios de Bom Jesus (13) e Cambará da Sul (14).

O evento é composto por quatro modalidades, sendo: Rally de Regularidade (Master, Graduado, Turismo e Novato), Passeio 4x4, Passeio Radical e Trilha 4x4. Organizado pela Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores Trancos e Barrancos, em parceria com a empresa Trecho 1 –, o objetivo é fazer o esporte off-road crescer no Rio Grande do Sul e, junto com isso, divulgar para o Brasil os tesouros naturais da região.

E é para encarar o desafio nessa região cheia de atrativos que três representantes de Piratuba estão confirmados no rally de regularidade. Leandro Rodrigo Riffel compete na categoria Master, que reúne os mais experientes. Faz dupla com o navegador Michael Masson, de Capinzal, também no SC. Juntos, eles conquistaram a vitória no último Transcatarina, outra prova de destaque da modalidade.

Também na Máster estão José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, pai e filho, respectivamente, que também subiram ao pódio do Transcatarina, no terceiro lugar. Na Graduado, André Tondin navega para o piloto Eder Reis, de Brusque.

Outros estados

Além do Rio Grande do Sul, o Aparados Off-Road atrai participantes de mais cinco estados – Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. O que é uma grande satisfação ao diretor geral do evento, Alexandre Rech.

“Estamos na ponta do Brasil, com uma quilometragem significativa de distância para os demais estados. Porém, as belezas e encantos do Rio Grande do Sul sempre foram um convite para o turismo nacional. Nosso objetivo é conciliar tudo isso, e entregar o melhor off-road da região a quem é adepto desta modalidade”, fala Rech.


Para todos os gostos

No Rally de Regularidade, o desafio para pilotos e navegadores é se manter nas médias de velocidade determinadas pela organização, ao mesmo tempo em que superam diversos tipos de obstáculos naturais, tais como: atoleiros, pedras, erosões, lombas, rios, riachos, trechos de areia e, ainda, encaram mudanças de direção e pegadinhas na planilha, que exigem atenção das duplas. Não vence o mais rápido, e sim, o mais regular.

Já as categorias de Passeio não há competição ou vencedores – a ideia é encarar as trilhas e aproveitar as belas paisagens do Rio Grande do Sul. Os percursos são divididos de acordo com o nível de dificuldade dos roteiros e são exclusivos para cada categoria.

A Trilha 4x4 é para aqueles que gostam do off-road raiz, com obstáculos bem difíceis, cujo lema é “quanto pior, melhor”. A Passeio 4x4, é uma aventura de nível leve, unindo a aventura e o turismo, com uma programação que privilegia diversos atrativos e paisagens de encher os olhos, além de um mergulho na tradição e na cultura dos lugares visitados. E a Passeio Radical que, além do turismo, tem aquela dose extra de emoção e obstáculos para serem superados em clima de descontração.

Para quem ficou com vontade de viver a experiência do Aparados Off-Road ainda dá tempo de se inscrever: www.aparadosoffroad.com.br.

Outras Notícias

Master de Capinzal vence a equipe da AARP por 5 a 2

A Associação Atlética Riopeixense recebeu neste sábado, 13, a equipe do Master de Capinzal. A partida terminou com vi...

Piratuba conquista segundo lugar na 1ª Etapa do Estadual de Karatê

Os atletas de Piratuba fizeram bonito e conquistaram o segundo lugar na classificação geral da 1ª Etapa do Estadual d...

Piratuba vai bem no catarinense de Karatê e garante vaga para Copa do Brasil

A equipe de Karatê de Piratuba foi bem no estadual de Karatê Interestilos, realizado em Ipira, e assegurou uma vaga n...

Lageado Mariano é o campeão do municipal de futebol de campo

A equipe de Lageado Mariano venceu, pelo placar de 3 a 1, o time do Juventude de Linha Serraria, e é o campeão do mun...