Disque-Eleitor registra mais de 17 mil atendimentos no 1º turno das eleições deste ano
O serviço de Disque-Eleitor, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), recebeu 17.266 chamadas telefônicas pelo número 0800 647 3888 durante o primeiro turno. A força-tarefa montada para ampliar o atendimento funcionou de 22 de setembro até 2 de outubro, data do pleito.
O servidor Carlos Valério Gerber Wietzikoski, responsável pelo reforço nos trabalhos, informou que foram registrados 13.155 atendimentos só no domingo de eleições (2/10). No dia 1º, sábado da véspera, foram 512.
Dentre as dúvidas indagadas pelos votantes via 0800 no primeiro turno, as três principais foram:
Local de votação (número da seção): 12.494 atendimentos (73%);
Regularização do título de eleitor para votar: 1.477 atendimentos (8,5%);
Justificativa: 893 atendimentos (5%).
Comparativo
Nas Eleições Gerais de 2018 ocorreram 10.154 chamadas telefônicas, sendo 9.570 no domingo do primeiro turno e 584 na véspera. Em comparação com o pleito deste ano, isso representa um aumento de 70% no número de chamadas para o Disque-Eleitor.
Já em 2020, ano de eleições municipais realizadas durante a pandemia quando o atendimento presencial esteve prejudicado, a força-tarefa realizou 21.116 atendimentos, sendo 14.099 no domingo de votação e 1.272 no sábado anterior. Comparando os dados do pleito deste ano com aquele contexto peculiar, constata-se uma redução de 22% no número de ligações para o 0800.
Ao analisar os referidos números, Carlos observa que neste pleito o 0800 foi apenas um dos meios de atendimento. “Desde a pandemia, houve significativo incremento e melhoria nos demais canais de atendimento, como o chatbot do TSE (telefone +55 61 9637-1078, cujas dúvidas são dirimidas pelo WhatsApp), e-Título e as próprias páginas oficiais do TSE e TRE-SC na internet, que absorvem boa parcela das dúvidas do eleitorado, com o atendimento virtual e automatizado", avalia.